ASPECTOS TÉCNICOS E ESTÉTICOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO TÉCNICO EM REGÊNCIA

Prof. Dr. Paulo Celso Moura

Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista

Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino

ROSA DOS SANTOS, T. Aspectos técnicos e estéticos na formação profissional do Técnico em Regência. 119f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.

Uma problemática que aparece na formação profissional em música é a dificuldade de se promover a assimilação concatenada de conteúdos técnicos e estéticos durante o processo de aprendizagem. A presente pesquisa objetiva estudar a articulação entre aspectos técnicos e estéticos na formação profissional do Técnico em Regência, a partir da configuração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e da influência do modelo conservatorial nessa modalidade de ensino. A pesquisa tem enfoque qualitativo e foi desenvolvida a partir de revisão bibliográfica que conceitua as diferentes formações em música e, principalmente, o modelo conservatorial de ensino e a oposição entre técnica e estética, normalmente reduzido ao binômio prática e teoria, muitas vezes presentes nesse modelo. Subsidiariamente, a pesquisa documental é composta principalmente por Pareceres e Leis referentes à Educação Profissional e Tecnológica, e por documentos próprios da instituição do curso estudado. A pesquisa empírica utilizou desenho de autoetnografia e se desenvolveu durante aulas de Prática Coral I no período matutino do curso Técnico em Regência da ETEC de Artes, em São Paulo. A realização da pesquisa empírica possibilitou a observação da mobilização de diferentes conhecimentos por parte dos estudantes, visando detectar as possibilidades de articulação entre técnica e estética na experiência de cada um dos participantes, inclusive da própria professora-pesquisadora. Os resultados apontam para a importância do professor-artista-pesquisador como propositor de situações que levam os estudantes a realizarem a articulação entre aspectos técnicos e estéticos, o que indica a necessidade de se repensar o modelo conservatorial como o paradigma para a Educação Profissional em Música.

Técnica e Estética

Técnico em Regência