Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Dissertação

ASPECTOS TÉCNICOS E ESTÉTICOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO TÉCNICO EM REGÊNCIA

Curso: Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional

Linha de Pesquisa: Gestão e Avaliação

Autor: Tatiana Rosa dos Santos

Orientador: Prof. Dr. Emerson Freire

Data de Apresentação: 23/06/2020

Contato: mestrado@cps.sp.gov.br


BANCA

Prof. Dr. Emerson Freire

Prof. Dr. Paulo Celso Moura

Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista

Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino


RESUMO

ROSA DOS SANTOS, T. Aspectos técnicos e estéticos na formação profissional do Técnico em Regência. 119f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020. 

 

Uma problemática que aparece na formação profissional em música é a dificuldade de se promover a assimilação concatenada de conteúdos técnicos e estéticos durante o processo de aprendizagem. A presente pesquisa objetiva estudar a articulação entre aspectos técnicos e estéticos na formação profissional do Técnico em Regência, a partir da configuração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e da influência do modelo conservatorial nessa modalidade de ensino. A pesquisa tem enfoque qualitativo e foi desenvolvida a partir de revisão bibliográfica que conceitua as diferentes formações em música e, principalmente, o modelo conservatorial de ensino e a oposição entre técnica e estética, normalmente reduzido ao binômio prática e teoria, muitas vezes presentes nesse modelo. Subsidiariamente, a pesquisa documental é composta principalmente por Pareceres e Leis referentes à Educação Profissional e Tecnológica, e por documentos próprios da instituição do curso estudado. A pesquisa empírica utilizou desenho de autoetnografia e se desenvolveu durante aulas de Prática Coral I no período matutino do curso Técnico em Regência da ETEC de Artes, em São Paulo. A realização da pesquisa empírica possibilitou a observação da mobilização de diferentes conhecimentos por parte dos estudantes, visando detectar as possibilidades de articulação entre técnica e estética na experiência de cada um dos participantes, inclusive da própria professora-pesquisadora. Os resultados apontam para a importância do professor-artista-pesquisador como propositor de situações que levam os estudantes a realizarem a articulação entre aspectos técnicos e estéticos, o que indica a necessidade de se repensar o modelo conservatorial como o paradigma para a Educação Profissional em Música.


PALAVRAS-CHAVE
Técnica e Estética, Técnico em Regência, Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Educação Profissional e Tecnológica, Eixo Tecnológico Produção Cultural e Design