Atenção à acessibilidade no desenvolvimento de software com métodos ágeis: Uma análise sob a perspectiva dos participantes do processo

Data de Apresentação:11/02/2019 Autor: Fernando D'Agostini Y Pablos
Gestão de Sistemas Produtivos
Prof. Dr. Marcelo Dudichi Feitosa
email@teste

Prof. Dr. Marcelo Dudichi Feitosa

Prof. Dr. Elias Estevão Goulart

Profª. Dra. Marilia Marconin de Azevedo

PABLOS, F. D. Atenção à acessibilidade no desenvolvimento de software com métodos ágeis: uma análise sob a perspectiva dos participantes do processo. 137f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019.

As pessoas com deficiência e também as pessoas idosas passaram a receber uma maior atenção nas últimas décadas, e isso não foi diferente no contexto da tecnologia da informação, em que o conceito de acessibilidade se tornou conhecido. Em paralelo, no contexto de desenvolvimento de software, um paradigma diferente surgiu de modo a tornar esse processo menos burocrático, os chamados métodos ágeis. Este trabalho tem como objetivo identificar de que forma os participantes do processo de desenvolvimento ágil enxergam e lidam com os requisitos de acessibilidade em seus sistemas. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem combinada e observacional que utiliza o método de levantamento tipo survey para atingir seus objetivos. Foi possível observar um relacionamento existente entre os requisitos de acessibilidade e de usabilidade. Também se observou que a acessibilidade não possui uma posição de destaque frente a outros requisitos, já que muitas pessoas não a conhecem apropriadamente. Observa-se que deveria haver maior incentivo à realização de cursos, treinamentos ou palestras por parte das organizações de trabalho e de estudo, o que poderia mudar completamente a percepção do assunto pelos envolvidos no processo de desenvolvimento, que poderiam passar a incorporá-lo em seu cotidiano de trabalho e, assim, aumentar a abrangência de usuários dos sistemas desenvolvidos, incluindo uma população de pessoas com deficiência muitas vezes esquecida.

desenvolvimento de software

Desenvolvimento de software acessível