AUXILIAR DE DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO TECNOLÓGICO: FINALIDADES E ATRIBUIÇÕES

Data de Apresentação:24/03/2021 Autor: Julio Francisco Rodrigues de Sousa
Políticas, Gestão e Avaliação
Profª Drª Marília Macorin de Azevedo

Profª Drª Marília Macorin de Azevedo - CEETEPS

Prof. Dr. Gustavo Gonçalves Ungaro - UNINOVE

Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino - CEETEPS

SOUSA, J. F. R. Auxiliar de docente no contexto do ensino tecnológico: finalidades e atribuições. 113 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021.

A avaliação da atuação dos profissionais envolvidos na estrutura de Educação Profissional e Tecnológica [EPT] é estratégica para auxiliar na obtenção de melhores resultados a partir dessa modalidade de ensino. Entende-se que o contexto da EPT envolve fornecer práticas e preparar os educandos para o mercado de maneira mais direcionada e focalizada e, para isso, os auxiliares de docente presentes nessa estrutura podem contribuir por meio da facilitação da relação entre docentes e alunos e zelando pelas técnicas e ambientes de ensino, o que notadamente aumenta a eficiência dessa modalidade no contexto nacional e internacional. Considerando o exposto, o presente trabalho tem por objetivo apresentar na percepção de docentes e auxiliares de docente uma avaliação das atribuições destes em duas instituições de educação tecnológica pública nos municípios de São Paulo e Sorocaba. A pesquisa é caracterizada como de objetivo descritivo, abordagem qualitativa, natureza aplicada e com procedimento de pesquisa de campo, envolvendo a aplicação de um questionário eletrônico a todos os docentes e auxiliares de docente estruturado com as atribuições desses profissionais segundo deliberação específica da autarquia mantenedora. Os respondentes sinalizaram, segundo escala de Likert, quais são suas percepções acerca do tempo investido pelos auxiliares de docente no exercício de cada atribuição e qual a importância da mesma no cotidiano da estrutura de ensino. Os dados indicam que a maioria dos docentes e gestores das unidades de ensino possuem uma percepção positiva acerca da atuação do auxiliar de docente, considerando a maior parte das atribuições com importância muito alta para o sucesso da educação profissional e tecnológica. As atribuições dos grupos de atividades técnico-operacionais e de relacionamento com os alunos foram as mais relevantes, sendo que as outras foram entendidas como complementares e menos importantes nesse contexto. Uma análise com perspectiva histórica permitiu associar diretamente a maioria das atribuições às do antigo Instrutor na estrutura da autarquia, tecendo uma relação direta entre a atuação dos profissionais em questão. Como produto desta dissertação foi gerado um guia de boas práticas e considerações aos auxiliares de docente da rede.

Educação Profissional e Tecnológica

Auxiliar de Docente