AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES NO CENTRO PAULA SOUZA: PROPOSTA SERVEDUCA

Data de Apresentação:25/06/2020 Autor: Ariane Francine Serafim
Gestão e Avaliação
Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo

Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo

Prof. Dr. Francisco Carlos Franco

Profa. Dra. Celi Langhi

Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino

SERAFIM, A. F. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES NO CENTRO PAULA SOUZA: proposta ServEduca. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.

A Formação Permanente de docentes, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento profissional do professor, apresenta-se como um espaço para desenvolvimento da prática educativa. O Centro Paula Souza, ciente da importância dessa formação, oferece programa de Formação Permanente para Professores por meio da Cetec Capacitações, departamento da Unidade de Ensino Médio e Técnico. Os projetos de Formação Permanente que compõem o programa da Cetec Capacitações passam por avaliação que verifica a satisfação e percepção dos cursistas quanto às formações. No entanto, essas avaliações, apesar de atenderem parcialmente as necessidades dos gestores do Centro Paula Souza, necessitam de readequação para oferecerem informações para uma avaliação mais analítica da formação. Em função disso, o presente trabalho tem por objetivo geral propor um método de avaliação de Formação Permanente a partir de modelos de avaliação de serviços que atenda às necessidades de informações dos gestores. Considera como objetivos específicos analisar o modelo de avaliação de Formação Permanente utilizado pelo Centro Paula Souza frente aos modelos de avaliação de serviços; identificar modelos de avaliação de qualidade em serviços; levantar necessidades dos gestores dos projetos; reestruturar o modelo de avaliação de projetos e validar com os gestores da área responsável pelas formações docentes. O método utilizado foi o de abordagem qualitativa exploratória a partir de pesquisa bibliográfica e documental sobre Gestão da Educação Profissional, Formação Inicial e Permanente de Professores, Modelos de Avaliações de Serviços e sobre a Estrutura do Centro Paula Souza. A pesquisa de campo exploratória baseou-se na análise do atual modelo de avaliação da Cetec Capacitações, entrevistas com os gestores e validação do modelo ServEduca. Os resultados indicaram que o modelo proposto neste trabalho - ServEduca, apresenta-se como um instrumento que possibilita a avaliação da qualidade das Formações Permanentes, por meio de análises das dimensões que compõem a formação, permitindo um processo de melhoria contínua.

Educação Profissional

Formação Permanente