AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

Profa. Dra. Helena Gemignani Peterossi - CEETEPS

Prof. Dr. Roberto Gondo Macedo - MACKENZIE

Profa. Dra. Celi Langhi - CEETEPS

FUCCI, R. M. Avaliação de desempenho do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021.

A avaliação de desempenho é um recurso fundamental na área de Gestão de Pessoas uma vez que permite a uma organização medir o grau de contribuição e envolvimento dos colaboradores no alcance de seus objetivos. Ao identificar a performance dos colaboradores por meio da mensuração de seus objetivos e das suas competências comportamentais, pode ser utilizada para fins de evolução funcional e promoção na carreira. Este trabalho analisa o processo de avaliação de desempenho em uma instituição de ensino pública. Para tal finalidade, foram apresentados no desenvolvimento do trabalho alguns conceitos de autores como Rebaglio, Montana e Charnov, Hipólito e Reis, Pontes, Lima, Ribeiro, Gramigna,relacionados à gestão de pessoas e avaliação de desempenho, bem como, a importância de utilizar tais conceitos para proporcionar à instituição de ensino realizar melhorias no processo e/ou produto.  A metodologia utilizada foi uma pesquisa documental a partir de dados fornecidos pela instituição e fontes documentais abertas, como Leis do Governo do Estado de São Paulo e instruções normativas internas, juntamente com uma pesquisa bibliográfica. O trabalho analisa o processo de avaliação de desempenho instituído e aplicado pela instituição de ensino, em sua finalidade, estrutura e resultados de 2011 a 2019. Recupera o histórico do processo e discute sua eficiência e eficácia, identificando aspectos que demandam uma reavaliação para que possa melhor contribuir para a melhoria da qualidade das ações da instituição. A pesquisa identificou e contribuiu para a correção de uma falha sistêmica e uma falha conceitual no processo de avaliação dos docentes dos Programas de Mestrado.

Gestão de Pessoas

Evolução Funcional

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Educação Profissional e Tecnológica.