AVALIAÇÃO DE OPERAÇÕES DE DESIGN EM EQUIPES ÁGEIS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EM EMPRESA DO SETOR FINANCEIRO

Curso: Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos

Linha de Pesquisa: Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais

Autor: Felipe Neves

Orientador: Prof. Dr. Marcelo Duduchi Feitosa

Data de Apresentação: 07/06/2021

Prof. Dr. Marcelo Duduchi Feitosa - CEETEPS

Prof. Dr. Romero Tori - Escola Politécnica USP

Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo - CEETEPS

NEVES, F. Avaliação de operações de design em equipes ágeis de desenvolvimento de software em empresa do setor financeiro. 222 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021.

A indústria financeira vem se reinventando continuamente nas últimas décadas e tem enfrentado inúmeros desafios para inovar e assegurar uma experiência cativante para seus clientes e oferecer serviços que sejam relevantes. A emergência do interesse pelas operações de design, ou simplesmente DesignOps, vem crescendo na indústria e há uma necessidade de pesquisas que auxiliem no seu entendimento. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo avaliar as operações de design em equipes que utilizam métodos ágeis e desenvolvem aplicações móveis em uma instituição financeira. Quanto à sua natureza esta é uma pesquisa aplicada e, quanto à abordagem, é uma pesquisa combinada ou mista (quali/quanti) e se baseia no modelo de evaluation design. Apresenta uma Revisão Integrativa da Literatura para mapear o atual estado da arte da pesquisa sobre as operações de design e realização de uma survey exploratória para mapear como o DesignOps é percebido por profissionais que trabalham na criação de produtos ou serviços digitais no Brasil. Os resultados apontaram que a maioria das empresas dos profissionais que participaram da pesquisa estão em algum estágio de implantação de estratégias que envolvem as operações de design e que há um espaço para aprimorar a compreensão do tema. Apresenta também, como produto, a criação do DoTA (DesignOps Teams Assessment), utilizado para a avaliação de maturidade de times em DesignOps e aplicada em cinco times de uma empresa do setor financeiro. A maioria dos times avaliados apresentou um nível intermediário de maturidade em DesignOps, com times sendo apontados como praticantes, caracterizados pelo entendimento da função e do valor do DesignOps pelo líder ou alguns membros do time. Para diagnóstico do instrumento utilizou-se o Cambridge Process Approach. Os resultados corroboraram a validade do DoTA, na instituição financeira em que foi aplicado, quanto à sua factibilidade, usabilidade e utilidade, com um Net Promoter Score (NPS) para a avaliação de 92.

Sistemas Produtivos, Design, Avaliação, Maturidade, DesignOps