AVALIAÇÃO DO USO E ACEITAÇÃO DE UM PROCESSO CORPORATIVO DE DESENVOLVIMENTO ÁGIL DE SOFTWARE NO SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS - SERPRO

Data de Apresentação:26/06/2020 Autor: Flávio Augusto Silva
Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais
Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo

Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo

Prof. Dr. Mauro de Mesquita Spinola

Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale

Silva, F. A. Avaliação do uso de aceitação de um processo corporativo de desenvolvimento ágil de software no Serviço Federal de Processamento de Dados – SERPRO. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.

A adoção de um processo de desenvolvimento corporativo permite uma uniformidade no desenvolvimento de software dentro da organização e facilita a comunicação entre equipes de regiões diferentes. O presente trabalho teve como objetivo explorar o nível de uso e aceitação de um processo ágil de desenvolvimento de software corporativo (UNIFICA) no SERPRO, a partir do ponto de vista dos desenvolvedores e gestores. O estudo se baseou na Teoria Unificada de Aceitação de Uso da Tecnologia (UTAUT) de Venkatesh et al (2003) para avaliar fatores antecedentes que podem levar a intenção e ao comportamento de uso do UNIFICA. Por meio de uma pesquisa de abordagem mista, exploratória e descritiva, utilizando-se de uma Survey, foi possível coletar dados de 44 respondentes, usuários do UNIFICA de diferentes regiões do Brasil, e avaliar a relação dos constructos do modelo de pesquisa. Os resultados obtidos confirmaram a influência dos fatores antecedentes Expectativa de Esforço e Influência Social na intenção de uso do UNIFICA. O estudo concluiu que deve haver um trabalho junto às pessoas com menos de 10 anos de trabalho no SERPRO para aumentar o grau de concordância em relação aos constructos Expectativa de Desempenho e Expectativa de Esforço. O estudo também permitiu a criação de um modelo de avaliação do uso e aceitação do UNIFICA que pode ser utilizado em diferentes equipes de desenvolvimento de software.

Sistemas Produtivos

Engenharia de software