Data de Apresentação:27/04/2018 Autor: Claudio Melim Doná

Prof. Dr. Getúlio Kazue Akabane

Prof. Dr. Carlos Hideo Arima

Prof. Dr. Marcio C. Machado

DONÁ, C. M. Avaliação da provisão de serviços de TI por clientes que adotam e clientes que não adotam os processos da norma ISO/IES 20000: Um estudo de caso de natureza exploratória. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

O presente trabalho teve por objetivo aferir o nível de satisfação dos clientes que adotam e dos clientes que não adotam os processos da norma ISO/IEC 20000 na provisão de serviços de TI. Os procedimentos metodológicos utilizados foram análise bibliográfica do tema e estudo de caso de natureza exploratória. Embora a avaliação geral do serviço, tanto para o grupo de clientes que adota a norma quanto para o grupo de clientes que não a adota tenha ficado acima da nota 3, que na escala de avaliação proposta neste estudo corresponde a uma avaliação considerada como “boa”, foi possível observar que os clientes que não adotam a norma ISO/IEC 20000 avaliam o serviço com nota superior (3,7) ao grupo de clientes que adotam a norma (3,4). Em geral a avaliação do grupo de clientes que não adota a ISO/IEC 20000 é 8,11% superior a avaliação do grupo que adota a norma, o que permitiu ao pesquisador observar que a simples adoção da ISO/IEC 20000 não garantiu uma melhora que tenha sido observada, mensurada e relatada pelos clientes. O estudo contribuiu principalmente para estimular e subsidiar futuras pesquisas a serem replicadas em outras organizações, podendo-se aperfeiçoar o modelo aqui proposto dispondo de amostras mais amplas, em empresas tanto nacionais quanto multinacionais, de pequeno, médio ou grande porte.

Comparar

ISO/IEC 20000