Avaliação da usabilidade de interfaces em ambientes de educação a distância no contexto da educação tecnológica

Data de Apresentação:10/09/2009 Autor: Vanderlei Braga de Carvalho
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais
Prof. Dr. Marcelo Duduchi Feitosa

Prof. Dr. Marcelo Duduchi Feitosa

Profª. Drª. Ana Gracinda Queluz Garcia

Prof. Dr. Aristides Novelli Filho

Este trabalho tem como proposta investigar a interface de ambientes para a Educação a Distância (EAD), Moodle, levando-se em consideração as questões que envolvem a Interação Humano-Computador (IHC), do ponto de vista da Usabilidade. Estes conceitos se relacionam com a avaliação de interface de usuários, considerada um dos elementos principais para o sucesso de sistemas de computação.

A avaliação das interfaces de ambientes de Educação a Distância é imprescindível frente ao crescimento da Educação a Distância, para assegurar a qualidade de uso destas interfaces aos aprendizes. A Avaliação de Usabilidade, especificamente a Avaliação Heurística, foi aplicada ao ambiente Moodle neste trabalho.

O resultado obtido serve de auxílio aos projetistas de interfaces de ambientes para a Educação a Distância na Educação Tecnológica e profissionais envolvidos na área de Interação Humano-Computador. Serve também como apoio quando da adoção de ambientes de Educação a Distância por instituições de Educação Tecnológica.

Ambientes de Educação a Distância

Avaliação Heurística