Data de Apresentação:23/03/2018 Autor: Márcia Cury Machado

Profª. Drª. Elisabeth Pelosi Teixeira

Prof. Dr. Sandro Donnini Mancini

Profª. Drª. Silvia Pierre Irazusta

MACHADO, M. C. Avaliação do gerenciamento de resíduos de serviços de saúde (RSS) de estabelecimentos públicos de saúde de uma cidade turística do litoral de São Paulo. 195f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

A gestão dos resíduos sólidos urbanos (RSU) é uma questão importante devido ao grande volume gerado nos conglomerados urbanos. Dentre os RSU estão os resíduos de serviços de saúde (RSS) provenientes de estabelecimentos assistenciais à saúde (EAS) humana ou animal. O objetivo deste trabalho foi analisar o impacto econômico e ambiental dos RSU, RSS e efluentes líquidos de EAS públicos em uma cidade turística litorânea. A metodologia empregou pesquisa ação, descritiva, qualitativa, quantitativa e exploratória. Foram realizadas entrevistas com funcionários dos EAS estudados; elaborado um Plano de Gerenciamento de RSS (PGRSS) de referência para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA); utilizados documentos de diversos órgãos públicos do município; realizadas pesagens dos resíduos infectantes e comuns nos EAS estudados e ministradas capacitações com avaliações pré e pós teste. Os resultados obtidos mostram que de 2016 a 2017 houve uma redução de 5% da quantidade de RSS coletada e tratada, mas a geração de resíduos infectantes (60%) é bem maior que a de comuns (40%) devido a erros de segregação e falta de lixeiras adequadas. As unidades de saúde estudadas não contam com rede de coleta e tratamento de esgoto. Foram estudadas alternativas de tratamento por meio de estações compactas que minimizariam os impactos ambientais, mas esta é uma decisão política do governo local. Foram realizados 24 treinamentos sobre RSS nos EAS, envolvendo 91 funcionários de diversas funções. O PGRSS e as entrevistas identificaram diversas oportunidades de melhoria no gerenciamento de RSS no município de Itanhaém. A conclusão foi que a má segregação dos RSS, por falta de capacitação e infraestrutura é o ponto crítico do impacto econômico e ambiental, visto que o descarte incorreto eleva substancialmente o custo do gerenciamento dos RSS. Implantação efetiva do PGRSS nas Unidades subordinado ao Plano Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos de Itanhaém trará benefícios ao meio ambiente e à qualidade de vida da população e do turista que visita as praias da região.

Efluentes líquidos

Gerenciamento