Avaliação do Perfil Inovador de Startups da Cidade de SãoPaulo.

Data de Apresentação:12/04/2018 Autor: Daniel Lucas Gonçalves Dias
Gestão de Sistemas Produtivos
Prof. Dr. Carlos Hideo Arima

Prof. Dr. Carlos Hideo Arima

Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale

Prof. Dr. Antônio Carlos Tonini

GONÇALVES DIAS, D. L. Avaliação do Perfil Inovador de Startups da Cidade de SãoPaulo. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da EducaçãoProfissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

O presente estudo tem por objetivo identificar, classificar e analisar o perfil inovador de startups brasileiras, sediadas à cidade de São Paulo, que fazem parte, ou não, de um arranjo, iniciativa ou ecossistema estabelecido. Neste sentido, a partir de um referencial que procura identificar tanto elementos da gestão da inovação quanto o ambiente de startups, estabelece-se o uso do framework 3P no intuito de avaliar o perfil inovador deste tipo de empresa. Sendo assim, a partir de uma pesquisa exploratória, a abordagem é de cunho qualitativa-quantitativa e possui o intuito de analisar e compreender o fenômeno segundo as conjecturas estabelecidas durante o processo. Esta análise se deu a partir da coleta de dados utilizando-se de um questionário online junto a empresas startups e seus profissionais em diferentes níveis, desde fundadores a analistas, estabelecendo-se, portanto, uma diversidade de opiniões significativa. Os resultados se deram a partir de uma amostra que se mostrou coesa já que contemplou empresas inseridas nos contextos esperados com pouca disparidade entre as amostras propiciando uma análise comparativa mais adequada. Sendo assim, verificou-se que startups que fazem parte de algum tipo de arranjo, iniciativa ou ecossistema possui um perfil inovador moderadamente mais elevado em relação àquelas que atuam de forma independente. Desta forma, abre-se precedente para verificações mais aprofundadas incluindo um maior número de respondentes assim como possíveis aplicação do mesmo método em regiões distintas.

framework 3P

Gestão da Inovação