Data de Apresentação:23/05/2018 Autor: Leide Aparecida Vieira

Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo

Prof. Dr. Luiz Antonio Ferreira

Prof. Dr. Carlos Vital Giordano

VIEIRA, L. A. Avaliação do uso de tecnologia aplicada à educação profissional: uma visão docente. 85f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

A humanidade integrou diferentes recursos tecnológicos em diversas atividades ao longo dos anos, inclusive no ambiente educacional. Desde a lousa e o giz e até mesmo computadores e internet foram agregados em sala de aula como meio para o processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho objetivou identificar os níveis de integração do uso das tecnologias aplicadas à educação profissional em que se enquadram os docentes e as escolas de ensino técnico da Região do ABC Paulista do Centro Paula Souza. Para isso, adotaram-se os passos: identificar o nível de implementação do uso de tecnologias em sala de aula pelos docentes das escolas selecionadas, envolvidos na pesquisa; estabelecer, a partir das informações dos docentes, o nível de integração do uso das tecnologias em que se enquadram as unidades de ensino. A abordagem da pesquisa foi mista de cunho exploratório, com amostragem por conveniência, realizado junto aos professores das escolas selecionadas, que possuem recursos tecnológicos disponíveis aos docentes. Utilizaram-se dois métodos: pesquisa bibliográfica, para identificação de dados relacionados ao assunto para obtenção de fundamentos teóricos; pesquisa de campo, para melhor entendimento da realidade vivenciada nas referidas escolas, sem, contudo, interferir no ambiente pesquisado. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário direcionado aos docentes dos cursos pertencentes ao eixo tecnológico de Gestão e Negócios nas escolas selecionadas. Verificaram-se que há muitos docentes em estágios iniciais de uso de tecnologias em sala de aula, que pouco utilizam tecnologias em sala, mas que começam a usá-las em suas aulas, assim como alguns professores usam as tecnologias de forma efetiva e planejada. Averiguaram-se também que as escolas técnicas estão nos estágios iniciais no uso de tecnologias na educação, inclusive Etecs presentes há mais tempo na região do ABC Paulista. Assim, o tempo de existência entre as escolas selecionadas não interfere no uso de tecnologias em sala de aula. Além disso, fatores como idade, formação, experiência em empresas e experiência como professor, não são decisivos para o uso das tecnologias na prática pedagógica dos docentes.

Avaliação no ambiente escolar

Educação Profissional e Tecnológica