Avaliação institucional dos cursos superiores de tecnologia

Data de Apresentação:11/11/2010 Autor: Márcia Maria Vasquez Thomé Jacobovicz
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Formação Tecnológica
Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi

Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi

Profª. Drª. Maria Anita Viviani Martins

Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

A avaliação institucional é um recurso de planejamento da instituição e possibilita obter o diagnóstico para saber se seus objetivos estão sendo atingidos e sua missão cumprida. Desta forma contribui nos processos de auto-gestão e leva a reflexão do projeto institucional. Os Cursos Superiores de Tecnologia têm como proposta atender às demandas da sociedade brasileira, com uma dinâmica de aprendizagem vinculada à prática, permitindo a formação de profissionais capazes de solucionar problemas operacionais e de gestão, utilizando-se de conhecimentos científicos e tecnológicos específicos.

Este estudo tem por objetivo compreender as relações entre a Avaliação Institucional e os Cursos Superiores de Tecnologia, expondo aspectos que apontem a pertinência dos atuais mecanismos oficiais de avaliação a esta modalidade de ensino. Destina-se, fundamentalmente, aos responsáveis pela gestão acadêmica e administrativa desses cursos, envolvidos direta e/ou indiretamente nos processos de avaliação institucional.

Apresenta-se neste trabalho a fundamentação teórica sobre a avaliação institucional, seu histórico e discute-se sobre os modelos adotados no Brasil, desde o Programa de Avaliação da Reforma Universitária – PARU até o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, bem como as diretrizes do Conselho de Educação do Estado de São Paulo – CEESP para a condução de processos avaliativos das universidades do sistema estadual de São Paulo. A fundamentação teórica ampara-se principalmente nos estudos de Belloni, Dias Sobrinho, Sguissardi e Ristoff.

Na sequência, discorre-se sobre a concepção e a base legal dos Cursos Superiores de Tecnologia, utilizando-se a produção e estudos investigativos de Bastos, Peterossi, e Prado. Prosseguindo, são expostos os mecanismos e critérios propostos pelo MEC/INEP para avaliação institucional e realiza-se uma análise de sua pertinência na avaliação dos Cursos Superiores de Tecnologia.

avaliação institucional

cursos superiores de tecnologia