Avaliação simplificada de fluxo de materiais no setor de plásticos – um estudo de caso

Data de Apresentação:12/12/2011 Autor: Luiz Tadeu de Oliveira Pitton
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Tecnologias Ambientais
Profª. Drª. Maria Lúcia Pereira da Silva

Profª. Drª. Maria Lúcia Pereira da Silva

Prof. Dr. Francisco Tadeu Degasperi

Profª. Drª. Lilian Marques Silva

Este trabalho apresenta as informações prévias obtidas no estudo do fluxo de materiais do setor de plásticos, pois este setor apresenta uma produção expressiva, que pode originar um grande impacto ambiental. Portanto, neste caso, não só a minimização do consumo como o fechamento dos ciclos de produção representa melhoria significativa para a sustentabilidade.

A metodologia utilizada corresponde ao estudo de caso, onde oito empresas foram avaliadas de acordo com as recomendações para fechamentos de ciclo na Ecologia Industrial, ou seja, consideram-se metabolismo industrial, simbiose industrial e, por conseguinte, o fluxo de materiais. Os resultados indicam que há grandes possibilidades para a melhoria da sustentabilidade pelo uso do conceito de simbiose industrial entre as áreas de alimentos, lubrificantes e plásticos.

Fluxo de materiais

Setor de plástico