Data de Apresentação:20/04/2017 Autor: Sandra Matos

Prof. Dr. Carlos Vital Giordano

Prof. Dr. Antônio Vico Mañas

Profª. Drª Celi Langhi

MATOS, S. Bacharéis e Tecnólogos da área de Gerenciamento e Administração Graduados em Instituições de Ensino Superior Privadas em São Paulo. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.

A presente pesquisa apresenta como tema os Bacharéis e Tecnólogos da área de Gerenciamento e Administração graduados em instituições de ensino superior privadas do Estado de São Paulo, que utilizam o custo praticado em suas mensalidades para atrair novos alunos. Tendo como objetivo principal comparar o perfil e a trajetória de profissionais que concluíram Cursos de Bacharelado e, igualmente, aqueles que concluíram Cursos Superiores de Tecnologia na área de Gerenciamento e Administração, entre os anos de 2004 e 2015, realizou-se a coleta de dados por meio de questionário fechado online.

A base de possíveis respondentes foi construída ao longo da pesquisa em empresas de setores diversos (primeiro, segundo e terceiro), redes sociais (Linkedin, Facebook), o banco de dados fornecido por uma instituição privada da cidade de São Paulo e currículos cadastrados em um site de recrutamento de seleção. Ao concluir a coleta de questionários respondidos, realizou-se a verificação do website das instituições de ensino declaradas pelos respondentes. Foram considerados validos apenas questionários de respondentes por graduados em instituições que anunciavam valores de mensalidades próximos ao salário mínimo de 2016 (R$ 880,00), ou ofertavam bolsas de estudo e descontos para atrair novos estudantes (ou consumidores).

Os resultados comprovaram que o grau acadêmico de ensino superior promove diferenciação na carreira dos egressos da área de Gerenciamento e Administração. Os Bacharéis apresentam vantagens em relação aos cargos ocupados e salários. Entretanto, o baixo índice de profissionais em cargos de liderança e com faixa salarial superior a quatro salários mínimos demonstra limitações na evolução de ambos.

Bacharéis e Tecnólogos

Expansão do Ensino Superior

Gerenciamento e Administração

Graus acadêmicos de ensino superior