Data de Apresentação:22/03/2016 Autor: Sérgio Augusto Pelicano Júnior

Prof. Dr. José Manoel Souza das Neves

Prof. Dr. Pedro Luiz Côrtes

Prof. Dr. Getúlio Kazue Akabane

PELICANO, S. A. BENEFÍCIOS DA TECNOLOGIA MÓVEL NA GESTÃO DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E VEICULOS NO SETOR SUCROENERGETICO – UM ESTUDO DE CASO. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2016.

O presente trabalho tem como objetivo identificar os benefícios da utilização de um software embarcado em um dispositivo móvel que controla as ordens de serviço de manutenção de máquinas e equipamentos de usinas de açúcar e etanol. Foi realizado um estudo bibliográfico onde buscou fundamentação teórica sobre as tecnologias móveis e sua importância nas organizações. O referencial teórico norteou a pesquisa de campo realizada em um grupo empresarial que possui duas usinas de açúcar e etanol que implantou o sistema em 2013 na unidade A e vem implantando desde 2014 na unidade B. Verificou-se com o estudo de caso, que a implantação do software embarcado em dispositivos móveis contribuiu para melhoria das variáveis de custo, rastreabilidade, velocidade de acesso aos dados e principalmente para a qualidade da informação. As entrevistas realizadas com equipes de planejamento de manutenção, equipe de TI e equipe responsável pelo desenvolvimento do software apontam que a qualidade das informações lançadas no software apresenta mais confiabilidade das informações lançadas nas folhas impressas.

Dispositivos móveis

Manutenção