Data de Apresentação:20/04/2017 Autor: Angela Teresa Freneda da Silva Tramonte

Prof. Dr. Roberto Kanaane

Prof. Dr. Edmir Kuazaqui

Profª. Drª. Ivanete Bellucci Pires de Almeida

TRAMONTE, A. T. F. S. Burocracia: a concepção gestora nas Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo. 98f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.

A presente dissertação tem por objetivo identificar a concepção dos gestores com relação a burocracia presente nas práticas administrativas e pedagógicas das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo. O estudo se propôs a analisar a gestão sob o prisma dos processos de burocracia e burocratização, e caracterizar o processo de formação profissional dos gestores e seus impactos na gestão. A pesquisa justifica-se, pois, as dificuldades encontradas pelos gestores na administração da burocracia, exigem formalidade, impessoalidade e profissionalismo, nas ações e no encaminhamento dos processos educacionais, visando previsibilidade no comportamento das pessoas, resultando em maior controle e maior eficiência. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, esta pesquisa foi um estudo de caso, caracterizado pelas suas evidências, pois as Faculdades e Tecnologia são todas do Centro Paula Souza, oferecem ensino superior e localizam-se no Estado de São Paulo. A metodologia utilizada tem caráter descritivo, com o propósito de observar, descrever e explorar analiticamente o tema proposto, empregando métodos quantitativos e qualitativos, através de um questionário semiestruturado tipo Survey, Os sujeitos da pesquisa foram os gestores das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza, totalizando 66 Faculdades de Tecnologia pesquisadas. Os principais resultados deste Estudo foi que a Instituição Superior aparece como uma instituição burocrática em seu funcionamento, que acaba gerando impactos não previstos nos sujeitos nela envolvidos. O objetivo geral desta dissertação em identificar a concepção dos gestores com relação à burocracia presente nas práticas administrativas e pedagógicas da Instituição de Ensino Superior foi atendido, em função do levantamento efetuado que caracterizou a visão gestora com relação a burocracia. Do exposto, têm-se que o processo burocrático ao mesmo tempo que controla, permite inovações; que limita, permite construções diferentes; que apodera, gera instabilidade, possibilitando novas configurações profissionais. Os gestores respondentes enfatizam os processos burocráticos e burocratizados que precisam enfrentar na gestão, focalizando a necessidade de atualização da burocracia praticada nos modelos weberianos, para atender aos modelos pós burocráticos destacados pelas concepções propostas a partir da “Modernidade Líquida” de Bauman (2001). As questões levantadas nesta pesquisa nos convidam a renovar a forma como observamos a nossa vida e precisamos refazer o sentido de muitos conceitos e crenças pré-estabelecidas, como a burocracia, conferindo às investigações científicas outras possibilidades de pesquisa e aprofundamento.

Burocracia

Educação profissional tecnológica