Português Ingles Espanhol

Dissertação

Cadeia produtiva do conhecimento: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

DOWNLOAD COMPLETO
Data de Apresentação:04/03/2010 Autor: Regina dos Anjos Fazioli
Curso:
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Linha de Pesquisa:
Formação Tecnológica
Orientador:
Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

Prof. Dr. Fernando Henrique Eduardo Guarnieri

 

Resumo

Este estudo tem como objeto a análise da cadeia produtiva do conhecimento, enquanto atividade sócio-econômica, capaz de promover o crescimento e a inovação. Baseia-se em um produto não tangível: o Conhecimento, que é, na sociedade atual, um dos principais ativos utilizados em organizações que se preocupam com ambientes competitivos, disputa universalizada, transformações contínuas e investimento em criatividade e inovação. A cadeia produtiva segue uma sucessão de operações efetuadas por diversas unidades e interligadas como um todo.

Trata-se de uma corrente que vem desde a extração e manuseio da matéria prima até a distribuição e, neste trabalho, procura-se analisar as etapas de produção, distribuição e uso da informação na cadeia produtiva, utilizando o conhecimento como matéria prima Esta investigação tem como objeto de estudo o sistema educativo e em especial, um Sistema Especialista de Educação Tecnológica. Entre os pontos de reflexão que este trabalho propõe, ressalta-se o desafio imediato, para a comunidade empresarial e acadêmica, de difundir a idéia que participar do processo de aprendizagem coletiva é superior a uma tentativa isolada e imediata, para toda a sociedade.

Conclui-se que as cadeias de produção de conhecimento podem ser vistas como ferramentas adequadas para a gestão do conhecimento científico e tecnológico, pois, ao mesmo tempo em que agilizam e integram os processos de comunicação, potencializam também a condução de processos que maximizam a criação, o compartilhamento, a disseminação e o uso do conhecimento científico, promovendo uma sinergia produtiva.

Cadeia produtiva do conhecimento

Formação tecnológica

Gestão de conhecimento