Cálculo da capacidade de atendimento em operações de gestão: proposta de modelo baseado em dados históricos para atendimento de demanda futura

Data de Apresentação:20/06/2022 Autor: Anderson Eduardo Ramos Silva Belucci
Gestão da Produção e de Operações
Prof. Dr. Fabrício José Piacente

Prof. Dr. Fabrício José Piacente - CEETEPS

Prof. Dr. Angelo Marcos Queiroz Prates - UFABC

Prof. Dr. Alexandre Formigoni - CEETEPS

BELUCCI, A. E. R. S. CÁLCULO DA CAPACIDADE DE ATENDIMENTO EM OPERAÇÕES DE GESTÃO: PROPOSTA DE MODELO BASEADO EM DADOS HISTÓRICOS PARA ATENDIMENTO DE DEMANDA FUTURA. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.

A competitividade global exige o desenvolvimento de melhores práticas para a gestão e controle de recursos para a sustentabilidade organizacional. Ponderando sobre a importância do setor de serviços no PIB brasileiro e a existência de práticas industriais de controle e planejamento de capacidade, o presente trabalho tem como principal objetivo propor um modelo de cálculo de capacidade produtiva baseado em histórico de atendimento de demanda para o cálculo da necessidade futura de recursos em áreas de gestão de processos. Para tanto, foram realizados dois estudos bibliométricos e análise comparativa para compreensão da relevância das abordagens, processo de benchmarking para identificação e adaptação dos conceitos industriais de planejamento de capacidade de atendimento e o método Design Science Research para o desenvolvimento, demonstração e avaliação do artefato, com aplicação em um caso real. Foram realizados sete testes entre julho e dezembro de 2021 por meio de algoritmo aplicado no software Microsoft Excel e suplemento solver. Na fase de avaliação, foi utilizado indicador de percepção de ociosidade fundamentado na escala Likert e indicador de atrasos para mensuração de sobrecarga de capacidade, ambos com forte coeficiente de correlação de Pearson com a ocupação de capacidade da operação.  Como resultado, foi possível reduzir a referência de tempo médio das atividades em 6,8%, o que refletiu na redução de 16,9 FTEs em seis meses e, consequentemente, no custo evitado de R$ 372.627,62. Portanto, a presente pesquisa contribui com a sociedade ao apresentar um artefato com possibilidade de replicação e adaptação em cenários similares.

Capacidade Produtiva. Sistema Produtivo. Algoritmo. Design Science Research