Data de Apresentação:24/05/2018 Autor: Giovani Bulgarelli Zago

Prof. Dr. Antonio César Galhardi

Prof. Dr. Getúlio Kazue Akabane

Prof. Dr. Vivaldo José Breternitz

ZAGO, G. B. Captura e disponibilização em nuvem de logs automotivos: a construção de artefatos de software para coleta e gerenciamento de anomalias. 73f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

Ainda que os setores naval, aeronáutico e automobilístico representem setores industriais bastante maduros, a Computação Embarcada tem feito com que a evolução destes setores explore novas formas de mercado. Tradicionalmente, a chamada Computação Embarcada Automotiva foi aplicada para fins relacionados à segurança no setor automotivo, pois, por meio dela, é possível coletar dados relacionados ao funcionamento do veículo em tempo real, podendo assim descobrir falhas no momento em que ocorrem. Com o advento de tecnologias de entretenimento e com a redução de custos de processamento e desenvolvimento de hardwares, a Computação Embarcada Automotiva passou a ser aplicada para inúmeras funcionalidades, tornando-se cada vez mais viável. Dentre os avanços acarretados pela Computação Embarcada Automotiva, situa-se o On-Board Diagnostic (OBD), cuja funcionalidade é efetuar o diagnóstico completo e de forma padronizada, do sistema interno veicular, por meio da obtenção dos dados das Unidades de Controle Eletrônico. A tecnologia permite também que por meio de uma interface de comunicação OBD do veículo, os dados obtidos após o diagnóstico sejam transmitidos para o ambiente externo, possibilitando assim que diferentes tecnologias obtenham esses dados e os processem para diferentes finalidades. Dados relacionados à velocidade, combustível, emissão de gases poluentes, temperatura do óleo e códigos de anomalias ocorridos na rede interna do veículo são passíveis de coleta por meio da interface On-Board Diagnostic. A exploração desta interface deu-se, inicialmente, pela padronização na forma que os dados são lidos por um dispositivo externo ao veículo. Posteriormente, com o avanço de outras tecnologias, como smartphones e Cloud Computing, surgiram novas utilizações para os dados coletados por meio da interface OBD, como: controle de emissão de gases poluentes; previsão de falhas por mal-uso do veículo; prevenção de acidentes por meio de alertas ao condutor e análise de perfil do condutor pela utilização do veículo e de dados de geolocalização. A tendência atual do setor automotivo ‒ principalmente com o advento de tecnologias como Fog Edge Computing, responsáveis pela criação de redes virtualizadas entre dispositivos próximos, capazes de efetuar processamentos de baixa latência ‒ é que os veículos passem a compor uma rede de comunicação, a qual estará em constante troca de dados, de modo a compartilhar suas informações e seu processamento. A presente pesquisa foi desenvolvida considerando as atuais tendências da Computação Embarcada Automotiva, a importância e os avanços na utilização do On-Board Diagnostic. Por meio de uma Pesquisa Bibliográfica, as atuais utilizações da tecnologia OBD foram obtidas. A análise dos trabalhos científicos permitiu identificar uma lacuna na grande área da Computação Embarcada Automotiva: explorar a obtenção de códigos de anomalias, coletados de Unidades de Controle Eletrônico (UCE) do veículo por meio da interface OBD, seu armazenamento em um banco de dados na nuvem e a sua disponibilização para eventuais consultas e análises. Como forma de explorar a lacuna encontrada, um conjunto de softwares foi inicialmente sugerido e modificado por meio do método de tentativa e erro. Após algumas alterações em duas diferentes tentativas, descritas no diário de pesquisa, um terceiro modelo de softwares foi desenvolvido. A solução composta por quatro aplicações e um banco de dados foi desenvolvida no sentido de testar a viabilidade de se explorar um grande conjunto de dados de funcionamento dos veículos, armazenados em nuvem; que pudessem ser utilizados com diferentes propósitos, mas, principalmente, que permitissem uma rápida e consistente evolução dos projetos de novos veículos. Após o desenvolvimento do conjunto de softwares, foram efetuados testes e a solução mostrou-se viável para o cumprimento do objetivo proposto, sendo possível por meio dela, a correta coleta de códigos de anomalias veiculares, armazenados nas Unidades de Controle Eletrônico do veículo, o armazenamento destes dados em um banco de dados em nuvem e sua disponibilização por meio de uma Interface de Programação de Aplicações (API). O conjunto de softwares desenvolvidos faz parte do rol de registros do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), da Unidade de Pesquisa do Centro Paula Souza, na construção de sua produção tecnológica.

Cadeia de Suprimentos Automotiva

Cloud Computing