CLASSES DESCENTRALIZADAS DO CENTRO PAULA SOUZA NA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

Data de Apresentação:18/06/2020 Autor: Renato de Menezes Quintino
Gestão e Avaliação
Profa. Dra. Sueli Soareas dos Santos Batista

Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista

Profa. Dra. Carmen Sylvia Vidigal Moraes

Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino

QUINTINO, R. M. Classes Descentralizadas do Centro Paula Souza na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte do Estado de São Paulo. [112 f.]. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.

O debate sobre centralização e descentralização se tornou um tema de estudo com grande destaque nos últimos anos no campo educacional. A interferência dos organismos internacionais no gerenciamento da educação brasileira que orientou, a partir dos anos 1990, um sentido de descentralização e de privatização tem sido objeto de pesquisas sobre os sistemas de ensino no país, bem como as mudanças decorrentes dessa orientação. Como é possível relacionar as recomendações dos organismos multilaterais de financiamento quanto à descentralização com as agendas políticas voltadas para a educação profissional e tecnológica [EPT] pública no Brasil? Identifica-se que não existe uma vasta literatura sobre políticas e programas para EPT, exigindo-se assim a análise das diferentes formas de expansão da oferta dessa modalidade de ensino na rede pública. O objetivo geral é analisar a política pública para educação profissional no Estado de São Paulo das classes descentralizadas [CD], considerando as mudanças econômicas e políticas após os anos 1990 que inserem na agenda educacional a descentralização como algo necessário. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, com objetivo específico de analisar as CDs do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza [CEETEPS] na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte [RMVPLN] do Estado de São Paulo e identificar como essa política pública de descentralização, autorizada pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo [CEE-SP] em 1999, se iniciou e desenvolveu nos últimos 20 anos, com foco na região analisada. Assim, a instituição lócus da pesquisa é o CEETEPS. O objeto de estudo é a concepção e implementação das classes descentralizadas [CDs] na RMVPLN por essa instituição pública de ensino. Com a análise de publicações que consideram as políticas públicas para EPT, sem desprezar as relações entre educação e trabalho na sociedade atual, além da pesquisa bibliográfica centrada no materialismo histórico, também foram levantados na pesquisa documental, documentos e dados governamentais estaduais relacionados à EPT. A análise da expansão das CDs do CEETEPS na RMVPLN para atendimento das demandas sociais e produtivas, que a sociedade tanto necessita e almeja, está no cerne deste trabalho e será sua principal contribuição.

Políticas Educacionais

Classe Descentralizada