COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS E STARTUPS: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO iCENTER DA FATEC SP

Data de Apresentação:22/06/2020 Autor: Edison Feghali
Formação do Formador
Prof. Dr. Roberto Kanaane

Prof. Dr. Roberto Kanaane

Prof. Dr. Adilson Caldeira

Prof. Dr. Carlos Vital Giordano

FEGHALI, E. Competências empreendedoras e startups: práticas de educação profissional e tecnológica no iCenter da Fatec SP. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.

A pesquisa versa sobre o tema empreendedorismo no âmbito da educação profissional tecnológica. A justificativa para escolha do tema deve-se à importância da formação empreendedora para o desenvolvimento de competências e do alinhamento às demandas de mercado, com oportunidades para criação de startups. O objetivo geral visa identificar as competências empreendedoras dos alunos da Escola de inovadores no centro de inovação iCenter da Fatec SP - CEETEPS, e como objetivos específicos, verificar junto a coordenação do iCenter e alunos inscritos na Escola de inovadores as práticas desenvolvidas frente ao empreendedorismo e avaliar a influência do centro de inovação iCenter na jornada do aluno empreendedor frente ao desenvolvimento de startups. Para cumprir os objetivos propostos, o projeto contempla os métodos exploratório, descritivo e estudo de caso. A abordagem utilizada foi mista (qualitativa-quantitativa). Como técnicas e meios de investigação se utilizou o levantamento bibliográfico e questionários com alunos. O formato do questionário escolhido foi tipo Likert com seis afirmativas; roteiro de entrevista com coordenador do iCenter; roteiro de entrevistas com alunos egressos e análise documental. Adotou-se ainda, a observação participante com presença do pesquisador nos encontros semanais do curso da Escola de inovadores no iCenter com objetivo de disseminar conhecimentos e práticas voltados ao empreendedorismo e inovação. Os resultados sinalizaram que as práticas de educação profissional e tecnológica empreendedoras frente ao desenvolvimento de startups no iCenter atendeu às expectativas dos alunos da Escola de inovadores e destacou-se as competências empreendedoras nas dimensões do conhecimento, planejamento, ação e gestão com o desdobramento em competências individuais específicas com contribuições ao futuros empreendedores de startups e concluiu-se que os objetivos deste estudo foram atingidos.

Educação Profissional

Empreendedorismo