COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: NARRATIVAS DOCENTES

Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez - Ceeteps

Profª Drª Maria da Graça Nicoletti Mizukami - Mackenzie

Profª Drª Helena Gemignani Peterossi - Ceeteps

NEMER, E. G. Competências socioemocionais na educação profissional: narrativas docentes. 172 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.

O contexto contemporâneo impõe à humanidade o desafio de responder rápida e adequadamente às demandas de um mundo complexo, tecnológico e globalizado. Para fazer frente às exigências do mundo do trabalho, espera-se que a Educação Profissional promova o desenvolvimento de competências socioemocionais que, de acordo com pesquisas globais, serão o diferencial no mercado no que tange à empregabilidade e à competitividade. Dessa maneira, o objetivo deste estudo foi investigar como docentes da Educação Profissional concebem competências socioemocionais e as traduzem em práticas pedagógicas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa com docentes de uma instituição de ensino profissionalizante que adota a educação baseada em competências, e à luz do referencial teórico sobre competências socioemocionais do Fórum Econômico Mundial, educação baseada em competências de Sacristán et al., saberes docentes de Maurice Tardif e narrativas L. S. Shulman, procedeu-se uma análise temática dos dados que revelou evidências da mobilização das competências socioemocionais pelos professores; das práticas pedagógicas que permitem promover, observar e avaliar o desenvolvimento das soft skills nos estudantes, bem como dos benefícios destas competências na vida profissional dos docentes e dos discentes. Como produto deste estudo, sugere-se as comunidades de investigação como espaço para a socialização, reflexão, investigação, construção e validação dos saberes experienciais docentes.

Educação Profissional e Tecnológica

Desenvolvimento profissional docente