Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Competências socioemocionais presentes no currículo do ensino técnico em administração integrado ao ensino médio – Novotec Integrado.

Curso: Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional

Linha de Pesquisa: Política, Gestão e Avaliação

Autor: Vanessa Hildebrando

Orientador: Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino

Data de Apresentação: 30/05/2022

Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino - CEETEPS

Profa. Dra. Susana Alexandra Frutuoso Henriques - UAB-Portugal

Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez  - CEETEPS

HILDEBRANDO, V. Competências socioemocionais presentes no currículo do ensino técnico em Administração integrado ao ensino médio – Novotec Integrado. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2022.

Com a homologação da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio e a Lei do Novo Ensino Médio, Lei nº13.415 de 2017 (BRASIL, 2017); o debate sobre as questões curriculares intensificou-se no contexto nacional: o que deveria ser preservado? O que poderia ser modificado, introduzido ou abandonado? Nesta direção, o reconhecimento das competências socioemocionais pelas diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio e para a educação profissional, por si, se constituiria em um objeto de investigação importante. Na presente pesquisa pretendeu-se reconhecer como as competências socioemocionais são apresentadas nos currículos dos cursos Novotec Integrado no Estado de São Paulo – enfatizando o ‘Ensino Médio com Habilitação Profissional Técnica em Administração’, implantado inicialmente nas Escolas Técnicas Estaduais do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza desde o ano de 2018. Para tal, utilizamos a pesquisa documental sobre os programas curriculares do curso técnico em Administração, com fundamentação na legislação vigente e estudos realizados por variados autores.  Na análise dos documentos curriculares foi identificada a presença das competências socioemocionais de modo difuso, dentre outras habilidades e competências gerais previstas nos planos de curso, ao mesmo tempo que o trabalho em grupo foi o elemento mais solicitado na prescrição. Constatou-se ainda que há uma atenção da instituição ao tema das competências socioemocionais na oferta de formações em serviço e orientações à equipe gestora e professores das unidades de ensino desde 2019, além da publicação de documentos de suporte aos programas curriculares. O perfil da investigação foi derivado de estudos realizados na linha de pesquisa ‘Políticas, Gestão e Avaliação’, alinhado ao projeto ‘Concepções e Políticas da Educação Profissional’ da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS, desenvolvido em colaboração no grupo cadastrado no diretório CNPq ‘Gestão, Administração e Cultura da Educação Profissional e Tecnológica – GEACEP’; que aborda aspectos educacionais, políticos e gestionários presentes em escolas técnicas e faculdades de tecnologia públicas ligadas ao Centro Paula Souza e outras instituições da educação profissional e tecnológica.

Competência Socioemocional. Educação Profissional e Tecnológica. Currículo. Novotec. Ensino Técnico Integrado. CEETEPS.