Data de Apresentação:28/02/2023 Autor: Ewerton José da Silva
Formação do Formador
Profa. Dra. Neide de Brito Cunha

Profa. Dra. Neide de Brito Cunha - CEETEPS

Profa. Dra. Joana Ribeiro Casanova Pinto - UNIVERSIDADE DO MINHO (PORTUGAL)

Prof. Dr. Carlos Vital Giordano - CEETEPS

DA SILVA, E. J. Compreensão, hábitos de leitura e desempenho escolar de alunos da educação profissional e tecnológica. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.

Esta pesquisa se insere na Linha de Pesquisa: Formação do Formador, no Projeto de Pesquisa: Ensino e Aprendizagem, da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Ela tem como objetivo investigar a relação entre a compreensão de leitura por meio de um programa de computador especialmente desenvolvido para a criação e aplicação de testes de Cloze, os hábitos de leitura e o desempenho escolar de alunos do ensino médio regular e do profissional. Para tanto esta pesquisa de campo foi dividida em dois estudos. O Estudo 1 foi o piloto do programa desenvolvido, do qual participaram 69 alunos do ensino médio e técnico de uma instituição pública do estado de São Paula, com a idades entre 14 e 53 anos. Eles responderam um Teste de Cloze informatizado para a validação do programa desenvolvido e com os resultados obtidos foi possível aprimorar o programa que posteriormente foi utilizado no estudo seguinte. Do Estudo 2, participaram 333 estudantes das áreas de linguagens, exatas e biológicas do ensino médio regular e do profissional de uma instituição pública do interior do estado de São Paulo com idades de 14 a 56 anos, de diferentes turnos de estudos. Eles responderam ao Questionário de Hábitos de Leitura e o Teste de Cloze informatizado, nos laboratórios de informática da instituição de ensino. O desempenho escolar no semestre, foi obtido na secretaria da instituição pesquisada. Os resultados apontaram que existe correlação entre o Teste de Cloze com o Desempenho Escolar e o Gosto e Percepção da Leitura, o que confirma a importância de se desenvolver a leitura no ambiente escolar para o preparo dos alunos da educação profissional. O produto desenvolvido neste trabalho é um programa que permite a aplicação e acompanhamento dos resultados do Teste de Cloze no formato tradicional.

Educação Profissional e Tecnológica. Compreensão de leitura. Desempenho escolar. Ensino Médio. Teste de Cloze