Comunicação em educação profissional: percepções docentes no ensino técnico na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA)

Data de Apresentação:28/03/2019 Autor: Beatriz Galhardo Oliva Sanches
Formação do Formador
Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi

Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi

Profª. Drª. Maria de Fátima Ramos de Andrade

Profª. Drª. Rosália Maria Netto Prados

SANCHES, B. G. O. Comunicação em Educação Profissional: percepções docentes no Ensino Técnico na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) 102f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019.

A Educação Profissional, mais especificamente a de nível médio integrada à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), é um campo marcado pela falta de regularidade, carente de estudos em que muitas questões surgem e se fazem necessárias. Neste cenário, de alunos que não tiveram acesso ao ensino médio na idade própria, o presente estudo surgiu como uma reflexão sobre a Educação Profissional e Tecnológica e o papel dos docentes na formação dos sujeitos tendo em vista seus marcos legais no Brasil, em especial as iniciativas e programas para o Ensino Técnico Integrado ao Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto do Centro Paula Souza. Esta pesquisa tem por objetivo examinar a percepção dos docentes quanto aos desafios profissionais que o componente curricular “Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional” propõe. Buscou-se fundamentação teórica nos marcos históricos e legais, em documentos institucionais e em teóricos da formação do formador e teorias da comunicação. A pesquisa se caracteriza como estudo de caso de natureza exploratória-descritiva, com abordagem qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico, documental e legislativo, além da exploração de dados e de resultados demonstrados por questionários com alunos e entrevistas. Para tal a experiência de uma Escola Técnica Estadual (Etec) é investigada através de questionários com os alunos e relatos orais de docentes e coordenadores. Os resultados obtidos indicam que os docentes têm consciência dos desafios, mas necessitam suporte para melhor enfrentá-los. Dessa forma, o presente estudo visa não só o levantamento de algumas das características dos docentes que atuam na modalidade de Educação Profissional de Jovens e Adultos mas, também, oferecer subsídios para que tais desafios possam ser melhor enfrentados.

Educação Profissional

Comunicação Profissional