Concepções e práticas na graduação tecnológica e suas relações com visitas técnicas do eixo tecnológico turismo, hospitalidade e lazer

Data de Apresentação:11/06/2019 Autor: Douglas Alexandre Dias
Gestão e Avaliação
Profª. Drª. Sueli Soares dos Santos Batista

Profª. Drª. Sueli Soares dos Santos Batista

Profª. Drª. Tânia Barbosa Martins

Prof. Dr. Darlan Marcelo Delgado

DIAS, D. A.Concepções e práticas na graduação tecnológica e suas relações com visitas técnicas do eixo tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer. 175 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019.

Essa dissertação teve origem no interesse em conhecer as práticas educacionais e suas concepções aplicadas ao ensino superior de tecnologia das FATECs. Nesse estudo, esperou-se responder à pergunta “Que concepções norteiam as finalidades, objetivos e a avaliação de resultados das práticas docentes extramuros realizadas pelo ensino superior de tecnologia? A hipótese adotada teve base no fato de que essas práticas docentes, recorrentes em disciplinas das mais variadas áreas do conhecimento (humanas, sociais aplicadas, tecnológicas), apresentaram-se como alternativas para o desenvolvimento de habilidades e a aproximação da formação profissional com o mundo do trabalho. O objetivo geral buscou conhecer as concepções e práticas nos cursos de graduação tecnológica, segundo uma perspectiva que articulasse teoria e prática, conteúdos humanísticos e técnicos, formação profissional e o mundo do trabalho. O objetivo específico analisou essas concepções e práticas docentes presentes no planejamento, organização, controle e avaliação das atividades extramuros das instituições escolares, considerando a realização de visitas técnicas em dois cursos do eixo tecnológico de turismo, hospitalidade e lazer - Eventos e Gestão de Turismo - ofertados em duas unidades da capital paulista - FATEC São Paulo e FATEC Ipiranga. A metodologia utilizada teve base a partir de levantamento bibliográfico em publicações relacionadas aos temas trabalho, sociedade e educação tecnológica, além de pesquisa documental relacionada aos cursos oferecidos pelo eixo tecnológico de Turismo, Hospitalidade e Lazer. Foi realizado o trabalho de campo com base em entrevistas com questionários pré-estabelecidos a professores que realizam visitas técnicas, em busca de conhecer as concepções e práticas de formação profissional. Esse estudo demonstrou a relação das concepções das visitas técnicas com a busca por uma formação tecnológica voltada aos desafios do mundo do trabalho, do conhecimento de tendências, novas tecnologias e processos praticados fora das FATECs, e sua relevância e importância para a formação tecnológica.

Visitas técnicas

Educação Profissional e Tecnológica