Contribuição ao estudo de furação em diferentes ligas metálicas.

Data de Apresentação:20/12/2016 Autor: Kleberson Cartolari de Souza
Desenvolvimento Tecnológico em Sistemas Produtivos
Prof. Dr. Humber Furlan

Prof. Dr. Humber Furlan

Prof. Dr. Daniel Iwao Suyama

Prof. Dr. Francisco Tadeu Degasperi

SOUZA, K. C. Contribuição ao estudo de furação em diferentes ligas metálicas. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2016.

A medição da temperatura durante a usinagem é uma importante contribuição para determinação do tipo de ferramenta que será utilizada para a execução de um determinado trabalho. O calor gerado durante o processo de usinagem, quando em excesso, pode acelerar os mecanismos de desgaste da ferramenta favorecendo a quebra e dificultando a usinagem. O presente trabalho tem por objetivo principal, efetuar a medição da temperatura de uma broca durante a usinagem das ligas metálicas alumínio AA 2011F, Latão C 360 e aço SAE 1020.Para realização dos estudos foram feitos experimentos com no mínimo uma réplica para cada material. O sensor utilizado para captação dos dados de temperatura foi um termopar tipo k inserido no centro de uma broca intercambiável de metal duro, estando este isolado da influência de fatores externos quantificando somente a temperatura da ferramenta. Foi escolhida a usinagem sem fluido de refrigeração para não haver influência na medição do fenômeno. Além dos dados de temperatura foram coletados também sinais referentes a força axial e momento torsor coletados por um dinamômetro adaptado a um torno mecânico. Os sinais enviados pelo dinamômetro e pelo termopar foram dirigidos a um aquisitor construído com a plataforma Arduino preparada para possibilitar a organização destes dados em uma tabela, afim de se poder analisar estas informações com tratamento estatístico. Através do arranjo criado, foi possível verificar a variação da temperatura e dos esforços de usinagem, em função da alteração dos parâmetros de corte. Com os resultados obtidos foi possível avaliar o comportamento da temperatura na ferramenta e sua taxa de crescimento ao longo do percurso de usinagem, comprovando a eficácia do método proposto. Os resultados preliminares indicaram uma influência maior do avanço para o aumento da temperatura se comparado a rotação.

Arduino

Esforços de Usinagem