português ingles
Dissertação

Contribuição do processo de gerenciamento financeiro da Itil na atividade de gestão de portfólios e priorização de projetos: um estudo de caso em banco de grande porte

Curso: Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação

Linha de Pesquisa: Tecnologias da Informação Aplicadas

Autor: Márcio Henrique Calderoni Cavaliere

Orientador: Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale

Data de Apresentação: 10/07/2012

Contato: mestrado@cps.sp.gov.br


BANCA

Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale

Profª. Drª. Ana Teresa Colenci Treveli

Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior


RESUMO

A disciplina de gerenciamento de projetos tem sido abordada e aplicada significativamente em todos os setores, no intuito de obter maior aderência entre as áreas de negócios e áreas provedoras de soluções. Observa-se que a cultura de projetos envolvendo tecnologia da informação – TI, evoluiu muito nos últimos anos, entretanto, nota-se grande dificuldade em aprovar e priorizar com maior assertividade, realizar análise de viabilidade e relacionar as atividades aos custos, mesmo em demandas eleitas estratégicas à organização. Muitas requisições são encaminhadas com o consenso da direção, mas sem que haja uma justificativa mais apurada do retorno financeiro, e a avaliação acaba sendo intuitiva e subjetiva.

Diante da necessidade de novas alternativas a cada instante e das dificuldades com custeio, o objetivo principal do estudo foi verificar como o processo de gerenciamento financeiro descrito no framework ITIL, pode apoiar a atividade de gestão de portfólios e priorização de projetos de TI. Por meio de um estudo de caso único em uma instituição financeira nacional de grande porte, foram realizados levantamentos sobre a estrutura das áreas de projetos da organização, verificando todo processo de priorização e as metodologias de apoio utilizadas.

Com o material analisado verificou-se poucas iniciativas em realizar análises quantitativas, assim como elaborar padrões de apresentação em defesa das demandas, apuração de custos e melhores critérios de priorização. Diante disso, apoiado pelas recomendações do processo de gerenciamento financeiro da ITIL, dois projetos prioritários de uma unidade de negócio foram apresentados através de business case e indicadores financeiros foram incluídos para apoiar a decisão.

 


PALAVRAS-CHAVE
Análise de Viabilidade, Framework ITIL, Gerenciamento de Projetos, Gestão de portfólios, Priorização de Projetos