Contribuições da identificação e análise dos atributos de stakeholders como apoio à decisão e gestão pública participativa: uma referência para os Conselhos Municipais.

Data de Apresentação:11/04/2016 Autor: Adriana Perroni Ballerini
Gestão de Sistemas Produtivos
Prof. Dr. Antonio César Galhardi

Prof. Dr. Antonio César Galhardi

Prof. Dr. Vivaldo José Breternitz

Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi

BALLERINI, A. P. Contribuições da identificação e análise dos atributos de stakeholders como apoio à decisão e gestão pública participativa: uma referência para os Conselhos Municipais. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2016.

Em um contexto em que se vive uma nova forma de governança, onde os governos, as organizações privadas e a sociedade civil necessitam tomar decisões cada vez mais complexas e a participação e influência de diferentes grupos sociais é expressiva, questiona-se se as decisões tomadas nos Conselhos Municipais resultam do que é importante para a sociedade ou são provenientes do interesse e do poder de um determinado grupo ou ainda de uma análise equivocada de quem está mediando às decisões. Com o objetivo de identificar e analisar os atributos de stakeholders presentes nos Conselhos Municipais, este trabalho apresenta uma contribuição para uma maior efetividade no processo decisório e gestão pública participativa. Para isso, foram contextualizadas a governança pública local e o processo decisório, os fundamentos da gestão pública municipal participativa e a Teoria de Stakeholders, sendo as evidências coletadas em uma pesquisa de campo junto aos presidentes de Conselhos Municipais de Jundiaí/SP, onde se percebe a importância dos atributos de legitimidade e poder serem utilizados de forma mais favorável pelos conselheiros, para que o atributo de urgência torne-se relevante, refletindo os anseios da sociedade. Além disso, foi possível estabelecer uma Heurística para identificação dos atributos de stakeholders, segundo a epistemologia de Popper (1997) e propor um método de diagnóstico que avalia e pondera a atuação dos Conselhos, segundo três pilares de maturidade, que foram aplicados aos Conselhos pesquisados permitindo uma avaliação e a recomendação de ações para que aumentem sua efetividade.

Conselhos Municipais

Gestão pública participativa