CONVERGÊNCIA DE TI E TO: IMPACTOS NA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO EM EMPRESAS COM MANUFATURA AVANÇADA

Data de Apresentação:15/03/2021 Autor: Diogo Pedriali
Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais
Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale

Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale - CEETEPS

Prof. Dr. Washington Lopes da Silva - USP

Prof. Dr. Carlos Hideo Arima - CEETEPS

PEDRIALI, D. Convergência de TI e TO: impactos na segurança da informação em empresas com manufatura avançada. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021.

O presente trabalho tem por objetivo identificar, descrever e avaliar os impactos da convergência das atividades de TI e de TO na segurança da informação em empresas que possuem tecnologias características de manufatura avançada implantadas em seu processo produtivo. Foram utilizados três métodos de pesquisa científica: revisão sistemática utilizando o protocolo PRISMA-P para identificação do estado da arte sobre o tema; levantamento do tipo survey; e análise de conteúdo das respostas obtidas por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com profissionais de segurança da informação que atuam nas áreas de TI e de TO. Foi utilizada a base de dados Periódicos CAPES na revisão sistemática. Os profissionais para o survey e para entrevista foram identificados por meio da rede LinkedIn, no grupo de profissionais ScadaSecBR e TI Safe Community. Foram identificados 20 estudos relevantes na revisão sistemática da literatura; houve a participação de 33 profissionais das áreas de TI e TO no levantamento tipo survey; e 11 profissionais da área de segurança da informação participaram da etapa de entrevistas. Para a análise dos resultados foram utilizadas técnicas de estatística descritiva e análise de conteúdo. Os resultados indicam que há aceitação da convergência parcial das atividades de TI e de TO pelos profissionais de segurança cibernética industrial, com impactos positivos de prioridade em segurança humana, em infraestrutura e em meio ambiente e impactos negativos, com o aumento da superfície de ataque, proveniente do avanço da IIoT e da interoperabilidade dos dispositivos inteligentes de TI e de TO.

Convergência de TI e TO

Segurança da Informação