Data de Apresentação:20/03/2023 Autor: João Lourenço de Paula e Silva
Políticas, Gestão e Avaliação
Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino

Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino - CEETEPS

Profa. Dra. Susana Alexandra Frutuoso Henriques - UNIVERSIDADE ABERTA DE PORTUGAL (UAB)

Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo - CEETEPS

PAULA E SILVA, J.L. Coordenação pedagógica na educação profissional: um estudo sobre sua atuação nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo. 86f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2023.

A presente pesquisa tem como objetivo central caracterizar a função da Coordenação Pedagógica no âmbito da educação profissional, em particular aquela exercida nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo ligadas ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, quanto à sua atuação. Dentro de uma estrutura de gestão escolar, a Coordenação Pedagógica presta suporte e assistência ao trabalho docente, articulando princípios, propostas e recursos para a consecução das atividades educacionais. No âmbito da educação propedêutica estadual, a presença da coordenação pedagógica alcança todas as escolas vinculadas à Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. No entanto, a função não abrange todos os sistemas de educação profissional no Estado e no país, e os estudos sobre tal recorte são ainda incipientes, formados principalmente por estudos de caso. Esta investigação, fundamentada nas definições de Libâneo (2018) e Sander (2007) sobre a natureza do trabalho gestionário, se divide em duas etapas. A primeira é qualitativa, de alcance exploratório, do tipo aproximativo sobre o fenômeno a ser estudado, e emprega uma coleta do tipo documental. A segunda é quali-quantitativa, de alcance descritivo, e emprega uma coleta de dados baseada em pesquisa do tipo survey, aplicada a partir de formulários online, ofertada a todos os profissionais que atuavam na função em 2022, nas 223 escolas técnicas estaduais. O perfil é derivado de estudos realizados na Linha de Pesquisa ‘Políticas, Gestão e Avaliação’, alinhado ao projeto ‘Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional’ da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS e ao subprojeto ‘Atores da Educação Profissional e Tecnológica’, desenvolvido junto ao grupo cadastrado no diretório CNPq ‘Gestão, Administração e Cultura da Educação Profissional e Tecnológica – GEACEP’; que aborda aspectos educacionais, políticos e gestionários presentes em instituições da EPT. Como resultado, identificamos que a coordenação pedagógica exerce, na educação profissional, papel equivalente àquele operado na educação propedêutica, em que todas as atribuições institucionais, bem como as atividades cotidianas praticados no CEETEPS são análogos aos adotados pelas Escolas da Secretaria Estadual de Educação, e respaldados em literatura especializada, mas com diferenças substanciais no modelo de projeto político-pedagógico praticado, em relação ao que é descrito por Libâneo. Analisando o perfil gestionário na atuação de coordenação pedagógica no CEETEPS, notamos a constância das dimensões de caráter instrumental (SANDER, 2007) – eficiência econômica e eficácia pedagógica – tanto na proposição institucional, quanto na prática cotidiana das escolas, com obstáculos para perfazer o caráter substantivo (SANDER, 2007) da educação profissional. O apoio institucional às ações de formação continuada de docentes e dos coordenadores pedagógicos, e uma estruturação do projeto político-pedagógico seriam etapas necessárias para tornar as atuações destes profissionais cada vez mais relevantes à comunidade escolar e à sociedade como um todo. Como produtos deste estudo, reuniremos os principais tópicos e achados em atividades de extensão aos coordenadores pedagógicos, além de publicações e comunicações em eventos científicos, a fim de contribuir com o avanço dos estudos na área.

Coordenação Pedagógica. Educação Profissional e Tecnológica. Gestão Escolar. CEETEPS