COORDENADOR PEDAGÓGICO: COMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA SOCIOEMOCIONAL DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Data de Apresentação:10/02/2021 Autor: Renata Oliveira Campos Bergamo
Políticas, Gestão e Avaliação
Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez

Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez

Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade

Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados

BERGAMO, R. O. C. Coordenador Pedagógico: Comunicação e Desenvolvimento da Competência Socioemocional Docente na Educação Profissional. 107f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021.

A partir de janeiro de 2020, novas exigências foram implementadas no currículo educacional pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre o desenvolvimento das Competências Socioemocionais dos alunos através das práticas pedagógicas dos professores, entretanto, partiu-se do pressuposto de que o corpo docente já possui suas Competências Socioemocionais consolidadas a ponto de simplesmente chegar às salas de aulas e ensinar aos seus alunos. Contudo, o professor é um sujeito em constante mudança que reflete em seu comportamento as influências do meio social em que vive, não se tratando de um sujeito pronto, mas sim aquele que também necessita de suporte, até mesmo em relação às suas próprias Competências Socioemocionais. A partir das inquietações enquanto professora e da relevância em se discutir sobre a formação docente, o presente trabalho teve por objetivo geral investigar, em um processo de aprendizagem da docência, quais práticas comunicativas do coordenador pedagógico podem contribuir para o desenvolvimento profissional docente. Para tanto, buscou-se como referenciais teóricos teorias que têm seu eixo norteador na Comunicação, nas Competências Socioemocionais, na formação de professores e de coordenadores pedagógicos. O método utilizado foi composto por uma abordagem qualitativa, com embasamentos literário e legislativo sobre a temática relevante ao contexto apresentado, sobretudo nos estudos mais aprofundados sobre as competências socioemocionais, formação docente, coordenação pedagógica e comunicação. Por meio de uma análise temática de uma entrevista feita com a coordenadora pedagógica da instituição de ensino selecionada para presente pesquisa e das respostas do questionário aplicado aos professores sob sua orientação. A partir da análise de dados e resultados concluiu-se que os professores esperam suporte acadêmico e socioemocional do coordenador pedagógico e que as habilidades comunicacionais deste se apresentam como estratégias ideais para que isso ocorra de forma efetiva. Por fim, com intuito de que seja dada continuidade à dissertação de maneira efetiva, sugere-se, como produto desta pesquisa, aos sujeitos educacionais a formação de comunidades práticas e investigativas para reflexão e discussão sobre o desenvolvimento das Competências Socioemocionais docentes.

Competência Socioemocional

Processo de Comunicação