COORDENADORES DE CURSO NO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO: A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS NAS ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO

Curso: Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional

Linha de Pesquisa: Política, Gestão e Avaliação

Autor: Cristiano Pereira da Silva

Orientador: Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino

Data de Apresentação: 23/04/2021

Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino - CEETEPS

Prof. Dr. Sidinei de Oliveira Sousa - UNOESTE

Profa. Dra. Marilia Macorin de Azevedo - CEETEPS

SILVA, Cristiano Pereira. Coordenadores de curso no ensino médio e técnico: a formação dos profissionais nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo. 107 f.Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021.

A pesquisa pretende delinear a formação dos coordenadores de cursos de ensino médio e técnico nas Escolas Técnicas Estaduais [Etec] de São Paulo, ao explorar aspectos relacionados à trajetória histórica e formação inicial e continuada dos profissionais, no âmbito de um sistema público de educação profissional, o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza [CEETEPS ou Centro Paula Souza]. Por meio de uma pesquisa documental e de campo do tipo survey, de abordagem qualitativa, realizada entre 128 coordenadores de curso de 75 Etecs distribuídas pelo Estado, foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa ‘Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional’ e alinhada ao projeto “Atores da Educação Profissional e Tecnológica”, do qual participa o Grupo “Gestão, Administração e Cultura da Educação Profissional e Tecnológica – GEACEP”; que visa compor um mosaico dos aspectos educacionais e gestionários das equipes pedagógicas de escolas técnicas e faculdades de tecnologia públicas ligadas ao Centro Paula Souza e demais instituições educacionais. Insere-se na possibilidade de expansão de uma literatura ainda incipiente sobre a coordenação de cursos na educação profissional, apontando resultados sobre a formação e inserção destes sujeitos, desvelando lacunas existentes, oportunidades de formação pouco exploradas, a constituição do grupo de profissionais enfocado. Estes resultados, em relação à formação dos coordenadores de curso, destacaram a necessidade de alinhamento da formação inicial e continuada aos temas relacionados à gestão de legislação e da informação, aspectos pedagógicos e gestionários das unidades escolares. Quanto à sua inserção, apontou-se a imperativa dotação e distribuição de carga horária suficiente para um melhor desempenho de suas atividades, bem como a importância dos incentivos variados ao desenvolvimento da atividade de coordenação. Em perspectiva, este ator emergiu como imprescindível para os processos e os resultados das escolas técnicas estaduais, desde seu primeiro reconhecimento histórico em 1988 e, posteriormente, acompanhando os movimentos de forte expansão institucional no início do século XXI.

Coordenação de curso, Gestão escolar, Educação profissional, Formação de gestores, Políticas educacionais