português ingles
Dissertação

Criação de indicadores para classificação de modelos de negócios e estratégias de negócios em sistemas produtivos

Curso: Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos

Linha de Pesquisa: Gestão de Sistemas Produtivos

Autor: Jaqueline Geisa Cunha Gomes

Orientador: Prof. Dr. Marcelo Tsuguio Okano

Data de Apresentação: 03/12/2019

Contato: mestrado@cps.sp.gov.br


BANCA

Prof. Dr. Marcelo Tsuguio Okano

Profª. Drª. Iwona Otola

Profª. Drª. Celi Langhi

Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro


RESUMO

GOMES, J.G.C. Criação de indicadores para classificação de modelos de negócios e estratégias de negócios em sistemas produtivos. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019.

 

O objetivo desta dissertação é criar indicadores para classificar a relação entre modelos de negócio e estratégia de negócios em sistemas produtivos, e desenvolver uma tabela como artefato para a classificação. Uma revisão bibliográfica sobre “business models”, “business strategies” e “value” foi utilizada para legitimar as questões pertinentes sobre os termos. A revisão bibliográfica permitiu a escolha das lentes teóricas de Osterwalder et al. (2005) referente à construção dos pilares do modelo de negócio, Osterwalder e Pigneur (2011) referente ao modelo de negócio Canvas e de Seddon e Lewis (2003) para as relações entre modelos de negócios e estratégias de negócios. Para realização desta pesquisa foi utilizada abordagem qualitativa do tipo exploratório descritivo com análise de conteúdo, por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado realizadas com executivos de empresas no Brasil e na Polônia. O estudo múltiplo de casos foi aplicado para identificar as semelhanças e dissemelhanças na forma como as empresas relacionam seus modelos de negócios e suas estratégias de negócios, a fim de construir os indicadores e utilizar a tabela para analisar o modelo de negócio de cada empresa e identificar em quais blocos do negócio as estratégias são aplicadas. Dentre os resultados pode-se destacar que as unificações das estratégias individuais de cada pilar do modelo de negócio Canvas, quando agrupadas representam as relações entre modelos de negócios e estratégias de negócios de diversos sistemas produtivos, além de analisar a relação entre a teoria e a prática empresarial.


PALAVRAS-CHAVE
Modelos de Negócios, Valor, Estratégias de Negócios, Sistemas Produtivos