Data de Apresentação:29/05/2018 Autor: Melânia Maria Danielli

Profª. Drª. Eliane Antonio Simões

Prof. Dr. José Manoel Souza das Neves

Profª. Drª. Márcia Ito

DANIELLI, M. M. Crowdsourcing para gerenciamento e fomento da inovação em indústrias de manufatura. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

O presente trabalho tem por objetivo identificar os principais elementos de uma plataforma de crowdsourcing que permita gerenciar e fomentar a inovação em indústrias de manufatura. A metodologia usada conteve três etapas: a primeira envolveu procedimentos técnicos de revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, sendo realizada uma análise das informações obtidas. Essas informações foram utilizadas na segunda etapa foi elaborada uma pesquisa de opinião (survey) por meio de um questionário sobre as características de uma plataforma de crowdsourcing e enviado aos gestores de pesquisa e desenvolvimento de uma multinacional chinesa com filial no Brasil, que atua no segmento de bens eletrônicos de consumo. A terceira etapa constitui-se da identificação dos principais elementos de uma plataforma de crowdsourcing que tem por objetivo gerar inovação aberta. O survey realizado constatou que todas as competências da plataforma apresentadas em forma de questionário são importantes para o desenvolvimento da plataforma de crowdsourcing. Sendo essa o meio de comunicação entre os crowdsources e a organização, a plataforma pode funcionar como meio de intermediação virtual entre a organização que possui necessidades e um grande número de pessoas que podem responder os desafios propostos.

Crowdsourcing

Inovação aberta