CULTURA TÉCNICA, SABERES DO TRABALHO E A FORMAÇÃO DO TÉCNOLOGO EM CONSTRUÇÃO CIVIL

Data de Apresentação:22/06/2021 Autor: Luiz Eduardo Camargo dos Santos Cecílio
Políticas, Gestão e Avaliação
Prof. Dr. Emerson Freire

Prof. Dr. Emerson Freire - CEETEPS

Prof. Dr. Diego Jair Vicentin - UNICAMP

Prof. Dr. Michel Mott Machado - CEETEPS

CECILIO, L. E. C. S. Cultura técnica, saberes do trabalho e a formação do tecnólogo em construção civil. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021.

Esta pesquisa propõe um estudo sobre os significados e desafios para o estabelecimento de uma cultura técnica e como ela se dá na relação com os saberes do trabalho, enquanto fruto de uma formação profissional e tecnológica. A problemática que se coloca é a de como a cultura técnica se estabelece na relação com os saberes do trabalho no contexto de uma formação profissional e tecnológica. Para tanto, foi utilizada a formação do tecnólogo em construção civil como objeto de pesquisa. A metodologia da pesquisa conta com uma análise bibliográfica, teórico-referencial, para a fundamentação dos conceitos de cultura técnica e saberes do trabalho. Os estudos bibliográficos sobre cultura técnica, educação e trabalho, formação do tecnólogo foram seguidos de uma pesquisa documental, de natureza descritiva com abordagem qualitativa, na análise do eixo tecnológico, do projeto político pedagógico, de ementas de disciplinas técnicas e demais aspectos relativos à formação e ao perfil profissional do tecnólogo em construção civil através de documentos como o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, o projeto pedagógico de um curso superior de Tecnologia da Construção Civil, relatórios e leis relacionadas à formação e ao mercado da construção civil em geral, bem como uma breve análise histórica da formação. Foram feitas entrevistas com docentes e gestores de cursos superiores de tecnologia, e com um mestre de obras que atua diretamente com ensino de técnicas de construção. Percebeu-se que, independentemente dos desdobramentos tecnológicos na área da construção civil, os saberes tradicionais do trabalho conformam um elemento relevante para a formação do tecnólogo pensando na concepção de uma cultura técnica. Este estudo busca contribuir para o avanço das discussões sobre o papel do profissional tecnólogo na cultura contemporânea.

Cultura técnica

Saberes do trabalho