CURSOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO

Prof. Dr. Roberto Kanaane - CEETEPS

Prof. Dr. Garabed Kenchian - IFSP

Prof. Dr. Carlos Vital Giordano - CEETEPS

KUBILIUS, C. Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021.

O presente trabalho teve por objetivo identificar e analisar os índices de permanência nos cursos técnicos de nível médio, bem como, caracterizar as causas internas e externas à instituição, vinculadas a permanência escolar, pretendendo identificar possíveis estratégias de ação que possibilitem maximizar a permanência e êxito dos alunos que frequentam os cursos técnicos. Atualmente, constata-se um número acentuado de alunos evadidos nas escolas técnicas que oferecem cursos técnicos. Os índices elevados de evasão têm consequências graves, como o fechamento de cursos, deixando de proporcionar formação profissional, notadamente para o público que não tem condições de seguir seus estudos no nível superior. Pode-se afirmar que a permanência e evasão escolar são temas atuais e que tem levado a reflexão dos profissionais na área de educação e nas instituições de ensino. Entretanto, através da pesquisa e leitura sobre os referidos temas em teses, artigos e textos, nota-se que grande parte dos estudos estão dirigidos à evasão escolar do ensino fundamental e médio, com poucas pesquisas voltadas ao ensino técnico. Esta dissertação adota o estudo quantitativo, exploratório e descritivo, que tem como finalidade analisar documentos referentes a desistência dos alunos, através de estudo de caso em uma escola que oferta cursos técnicos. Foram intencionalmente selecionados os cursos técnicos subsequentes e concomitantes ao ensino médio de uma escola técnica nos anos de 2017, 2018 e 2019, visando identificar os cursos com baixos índices de permanência. Neste sentido, serão destacados os cursos com índices de permanência insatisfatórios, cursos esses que necessitam de ações que elevem esses índices a uma condição satisfatória. Quanto aos motivos que levam os alunos a interromper seus estudos, foram utilizadas as informações existentes na secretaria de uma escola técnica. O estudo buscou ouvir a comunidade acadêmica da unidade escolar (professores, coordenadores, direção e alunos), via questionário on-line, para melhor fundamentar o estudo dos motivos que levam o aluno a interromper seus estudos. Foi adotada a amostra não probabilística e intencional, por acessibilidade do pesquisador. As informações obtidas na pesquisa foram tabuladas e os dados obtidos, analisados com estatística paramétrica e não paramétrica. Com este estudo, pretende-se obter informações quanto as causas que levam os alunos a abandonar seus estudos e ao mesmo tempo propor ações que os levem a permanecer em seus estudos até a sua conclusão. Para atingir esse propósito, elaborou-seum Guia de procedimentos relacionado às causas da evasão onde foram apresentadas sugestões de ações que propiciem a permanência e êxito dos alunos nos cursos técnicos.

Educação Profissional

Permanência