Cursos de tecnologia e perfil acadêmico de docentes: um estudo em instituição pública estadual de educação profissional tecnológica.

Data de Apresentação:27/03/2018 Autor: Luciano José Dantas
Formação do Formador
Prof. Dr. Roberto Kanaane

Prof. Dr. Roberto Kanaane

Profª. Drª. Amália Neide Covic

Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

DANTAS, L. J. Cursos de tecnologia e perfil acadêmico de docentes: um estudo em instituição pública estadual de educação profissional tecnológica. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

O presente estudo adotou como objetivo analisar o perfil acadêmico dos docentes de uma instituição pública de educação profissional tecnológica, que atuam em cursos superiores de tecnologia. A metodologia utilizada assumiu o enfoque quantitativo e qualitativo e, quanto à natureza do trabalho, foi realizada uma pesquisa aplicada, que visou gerar conhecimento sobre problemas específicos e de interesse local. No trabalho, foram investigadas as condições específicas da instituição e utilizou-se a pesquisa descritiva. A população investigada foi a da Faculdade de Tecnologia de Itaquera Professor Miguel Reale, sendo a amostra composta por docentes de dois cursos dessa faculdade. Os resultados indicaram que os docentes que atuaram na unidade no segundo semestre de 2017 possuíam experiência profissional acentuada, em vez de experiência docente em nível superior. Constatou-se a presença de docentes com titulação em programas de mestrado e doutorado, adequados à legislação do MEC, docentes com conhecimento do plano pedagógico dos cursos, do perfil do egresso e cientes de que necessitavam utilizar metodologias de ensino mais atualizadas e tecnologias de informação e comunicação. Observou-se uma adesão ainda pequena dos docentes a metodologias ativas de ensino, o que pode ser entendido como desconhecimento de métodos, provável receio de experimentação e de resultados não significativos de aprendizagem de alunos, bem como uma tendência à utilização de métodos tradicionais de avaliação (avaliações dissertativas, listas de exercícios, relatórios de práticas) em lugar de outros instrumentos, como pesquisas, elaboração de artigos, estudos de casos, seminários, debates, dentre outros.

Educação profissional tecnológica

Formação Docente