DATA CENTERS NO ESTADO DE SÃO PAULO: UM ESTUDO SOBRE CONSUMO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Data de Apresentação:30/06/2020 Autor: Robinson Patara Matthes
Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais
Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo

Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo

Profa. Dra. Tereza Cristina Carvalho

Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale

MATTHES, R. P. Data Centers no estado de São Paulo: um estudo sobre consumo e eficiência energética. 76f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.

O consumo de energia é problema enraizado por todo o planeta, tomando parte de inúmeras discussões, notadamente nas últimas décadas; é temática a preocupar muitas autoridades que respondem pelo planejamento e execução de políticas voltadas para melhorar a geração e distribuição de energia, vez esta ligar-se direta ou indiretamente ao equilíbrio do meio ambiente. No presente texto, em particular, o consumo da energia elétrica — de crescente demanda a ser estampada por todos os setores produtivos —, é tema de discussão, situando-a em razão dos Data Centers. O objetivo geral é o de evidenciar os elementos operacionais que mais trariam, no futuro próximo, maior eficiência energética para os Data Centers no Estado de São Paulo. A metodologia utilizada é a pesquisa exploratória qualitativa, encontrando por procedimento a realização de estudo de base bibliográfica e da aplicação de questionário a fim de investigar junto a profissionais da área de Data Centers. Foram enviados 893 questionários e 33 considerados no estudo. Os resultados apurados indicam que o estado de São Paulo possui a maior quantidade de Data Centers, que o PUE (Power Usage Effectiveness) pode ser melhorado e quais as possíveis soluções para melhorar a eficiência energética desses centros de dados. Como contribuição acadêmica, o estudo indica espaço para novas pesquisas no campo de eficiência energética dos Data Centers e aponta ao mercado os principais ofensores de consumo em Data Centers e indicações para melhoria deste consumo.

Sistemas produtivos

Data Centers