Data de Apresentação:13/04/2016 Autor: Valter Yogui

Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo

Prof. Dr. Pedro Luiz Côrtez

Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale

YOGUI, V. Desenvolvimento de aplicações móveis periféricas aos erps: um levantamento dos métodos de desenvolvimento de software utilizados. 151 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2016.

O presente trabalho tem por objetivo levantar quais métodos de desenvolvimento de software são utilizados para desenvolver aplicações móveis na periferia dos ERPs com o intuito de atender necessidades específicas das empresas que não são contempladas pelas aplicações padronizadas do próprio ERP e a partir disto, estabelecer a relação com os métodos de desenvolvimento de software existentes e verificar a semelhança com os mesmos.

A fundamentação teórica trata dos métodos de desenvolvimento de software tradicionais da Engenharia de Software, a adoção dos ERPs pelas empresas em substituição ao desenvolvimento de soluções próprias, a utilização de Métodos Ágeis de desenvolvimento de software decorrente da necessidade de soluções mais rápidas e o surgimento da necessidade de aplicações móveis no âmbito empresarial.

Para esta pesquisa foi utilizado um questionário composto de trinta e oito perguntas aplicado a profissionais que atuam nos ambientes de ERP e de mobilidade, com o intuito de levantar a percepção de quais métodos são utilizados para desenvolver software na unificação destes dois ambientes. Os resultados alcançados nesta pesquisa satisfizeram os objetivos propostos: foi identificado que métodos à semelhança dos Métodos Ágeis (Scrum, Lean (LSD) e XP) são utilizados no desenvolvimento de aplicações móveis na periferia do ERP; o método ágil Scrum é o método declarado individualmente mais utilizado; os métodos dos fabricantes de ERP apresentam soluções particulares e não declaram nenhuma semelhança aos métodos existentes, quando da implantação de soluções ao redor do seu produto.

Engenharia de Software

erp