Data de Apresentação:13/07/2017 Autor: Álvaro Diogo Sobral Teixeira

Profª. Drª. Elisabeth Pelosi Teixeira

Prof. Dr. Dirceu D'Alkmin Telles

Profª. Drª. Silvia Pierre Irazusta

TEIXEIRA, Á. D. S. Desenvolvimento de coletor de água de chuva em ambiente urbano e caracterização preliminar da água do escoamento inicial (first flush). 136f. Dissertação Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.

A disponibilidade hídrica da Região Metropolitana da cidade de São Paulo é muito crítica, semelhante às regiões semiáridas do Nordeste brasileiro. O aproveitamento da água da chuva é uma das mais básicas formas de coleta e armazenamento de água. Este sistema possui diversas vantagens, mas também possui inconvenientes. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um coletor de água de chuva para uso urbano e realizar uma caracterização preliminar da qualidade físico-química, microbiológica e ecotoxicológica do escoamento inicial a ser descartado em sistemas de aproveitamento de água de chuva, para fins não potáveis em regiões densamente urbanizadas. A metodologia é de caráter experimental, quantitativa, por meio de estudo de caso utilizando um coletor desenvolvido durante a pesquisa, que capta a água de chuva da cobertura de um prédio localizado em região densamente urbanizada do centro de São Paulo – SP. Os principais resultados indicam que parâmetros exigidos na ABNT NBR 15.527:2007 como cor, turbidez e ausência de coliformes só são atingidos com tratamento posterior à coleta e não apenas com descarte do escoamento inicial, porém este melhora a qualidade da água armazenada em relação aos parâmetros estudados e apresenta redução significativa de condutividade, alcalinidade e dureza. O pH não variou nas análises efetuadas. A água coletada apresentou boa qualidade ecotoxicológica e baixa qualidade microbiológica. A pesquisa confirma a importância do descarte do escoamento inicial para melhoria da qualidade da água de chuva a ser armazenada e utilizada em sistemas produtivos e/ou domésticos, além de apresentar uma opção de sistema coletor de água de chuva de pequeno porte e fácil acesso para estudo em ambientes urbanos, discutindo suas vantagens e possíveis oportunidades de melhoria.

Caracterização de água de chuva

Coletor de água de chuva

Desenvolvimento tecnológico em Sistemas Produtivos

Ecotoxicologia