Desenvolvimento de Eletrônica Embarcada para Detecção de Harmônicos em Instalações Elétricas Visando a Otimização da Energia dos Processos Produtivos

Data de Apresentação:25/05/2020 Autor: José Leovaldo da Silva Mello
Gestão da Produção e de Operações
Prof. Dr. Humber Furlan

Prof. Dr. Humber Furlan

Prof. Dr. Eduardo Acedo Barbosa

Prof. Dr. Luiz Antônio Rasia

MELLO, J. L. S Desenvolvimento de eletrônica embarcada para detecção de harmônicos em instalações elétricas visando a otimização da energia dos processos produtivos. 71f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.

Neste trabalho, foi elaborado um estudo sobre incidência de distorções harmônicos em redes de distribuição em baixa potência que alimentam, de uma forma ou outra sistemas de processos produtivos. A literatura referência a evolução dos componentes eletrônicos e suas interferências nas redes elétricas o que determina efeitos com aquecimentos dos equipamentos elétricos, drenagens de correntes elétricas aumentos de ruídos e outros fatores. Como estratégia, foi desenvolvido um dispositivo que avalia esses fenômenos indesejados e que contribui para diminuir os efeitos, tendendo à uma rede elétrica mais limpa, com ondas de tensão e correntes de melhor qualidade. O dispositivo proposto apresenta bons rendimentos permitindo observar a rede de distribuição e propor uma correção em tempo real através de análises de Fourier, atuando como um filtro ativo.

Sistemas Produtivos

Distorção Harmônica