DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO E INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL: APLICAÇÃO EM UMA EMPRESA DO RAMO DE INFRAESTRUTURA FLEXÍVEL

Data de Apresentação:09/03/2021 Autor: Leonardo Augusto de Campos
Gestão da Produção e de Operações
Prof. Dr. Antonio César Galhardi

Prof. Dr. Antonio César Galhardi - Ceeteps

Profa. Dra. Ana Graziele Lourenço Toledo - UFMS

Profa. Dra. Silvia Pierre Irazusta - Ceeteps

CAMPOS, L. A. Desenvolvimento de produto e inovação sustentável: aplicação em uma empresa do ramo de infraestrutura flexível. 118f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021.

Para obterem maior competitividade, as empresas têm buscado modelos de negócios baseados não somente em inovação, mas que também reduzam custos e atendam às demandas ambientais. No âmbito dos recursos utilizados nos processos de manufatura, por exemplo, a geração de energia representa parcela significativa na composição dos custos. Atualmente, visto que a matriz energética brasileira está baseada na energia hidrelétrica que, apesar de limpa, gera impactos ambientais significativos e possui alto custo para implantação, outras fontes de energia têm sido exploradas, dentre as quais se destaca a fotovoltaica, cujo aproveitamento é uma alternativa viável ao desenvolvimento econômico, social e cultural sustentável de uma sociedade. Considerando esse contexto, subsidiado nos pressupostos teóricos relacionados à inovação e competitividade, inovação sustentável e modelagem de negócio, desenvolvimento e ciclo de vida de produtos e geração de energia fotovoltaica, este estudo demonstra como a utilização da energia fotovoltaica pode atuar na competitividade do negócio no segmento de infraestrutura flexível, caracterizado como de baixa diferenciação e alta concentração de mercado. As soluções desenvolvidas propõem a utilização de coberturas para geração de energia fotovoltaica por meio de um sistema gerador de fácil fixação e manutenção. O objetivo geral foi compreender como ocorre o desenvolvimento de produto voltado para a inovação sustentável e de que modo esta inovação pode influenciar a competitividade da empresa. Neste sentido, o método investigativo utilizado foi o Design Science Research – DSR, aplicável no campo de Engenharia, porque se ocupa do desenvolvimento de soluções baseadas no conhecimento. Para a execução do projeto, desenvolveu-se, junto à empresa Tópico Locação de Galpões e Equipamentos para Indústrias S.A, quatro protótipos de fixação de placas para geração de energia fotovoltaica, utilizando-se dos galpões de infraestrutura flexível. Esses protótipos tiveram o desempenho testado em relação à captação de raios solares para geração de energia e à avaliação da agregação de valor para a empresa com a inclusão dos produtos no seu portfólio de negócio, diferenciando-a tanto das concorrentes quanto para os clientes que os adquirem. Além das soluções que envolvem diretamente a energia fotovoltaica, o estudo também desenvolveu um protótipo para proteger parte do sistema gerador de energia de intempéries, minimizando os custos com manutenção. Têm-se, portanto, cinco produtos gerados pela pesquisa e para os quais foram pedidos e encaminhados ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI – os registros de patente. Além dos produtos tangíveis, o estudo também apresentou uma heurística para a tomada de decisão acerca da adoção da inovação sustentável, no sentido de induzir mudanças organizacionais relacionadas ao redirecionamento estratégico da empresa que incluiu inovação e sustentabilidade como diferenciais competitivos. As soluções desenvolvidas foram as primeiras diversificações incorporadas no mix de produtos e, apesar de recentes, já se mostraram como catalizadores da mentalidade empresarial que, a partir de então, tem focado na utilização das inovações sustentáveis, aumento da competitividade empresarial, otimização dos resultados financeiros e benefícios ambientais.

Inovações Sustentáveis

Competitividade