DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE CLASSIFICAÇÃO PARA AEROPORTOS HUB: ANÁLISE DE CRITÉRIOS DO SISTEMA PRODUTIVO AEROPORTUÁRIO POR MEIO DO MÉTODO ANP

Data de Apresentação:02/03/2021 Autor: Layla Crist Lima
Sistemas Organizacionais
Prof. Dr. Marcelo Tsuguio Okano

Prof. Dr. Marcelo Tsuguio Okano - CEETEPS

Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro - CEETEPS

Prof. Dr. Antônio Henriques de Araujo Junior - UERJ

Lima, L. C. Proposta de um modelo de classificação para aeroportos Hub: Análise de critérios do sistema produtivo aeroportuário por meio do método ANP.Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021.

O presente trabalho teve por objetivo desenvolver um modelo de classificação para aeroportos hub e criação de um artefato que possa ser utilizada para realizar esta classificação na prática e analisar valores relacionados aos serviços que estes aeroportos entregam, por meio do método ANP e dos critérios determinados na classificação da proposta. Com uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa) a pesquisa se refere a análise de critérios selecionados de acordo com a literatura e validação destes por meio do modelo de negócios conceitual do Canvas. A partir da validação dos critérios como resultados deste estudo realizou-se a análise SWOT/FOFA dos sete aeroportos hub pesquisados, integração dos dados no método ANP, e como artefato, criou-se um modelo simplificado de apoio multicritério em formato Microsoft Excel a partir das análises realizadas. As informações apresentadas neste estudo levaram à conclusão de que é possível realizar uma classificação de aeroportos para que possam ou não ser caracterizados como hubs, e se justificam na busca por evidências de geração de valor, e vantagem competitiva para empresas de aviação. Entre os aeroportos analisados que entregam maior valor aos seus clientes destacaram-se os aeroportos de Guarulhos, Galeão e Viracopos, considerados Hubs de alto desempenho.

Classificação de Aeroportos Hub

Conjunto de Critérios