Desenvolvimento global de software (GSD): contribuição ao gerenciamento de projetos

Data de Apresentação:23/07/2012 Autor: José Abranches Gonçalves
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais
Prof. Dr. Aristides Novelli Filho

Prof. Dr. Aristedes Novelli Filho

Prof. Dr. Rafael Prickladnick

Prof. Dr. Marcelo Duduchi Feitosa

Este trabalho estuda o gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software que recorrem à distribuição de atividades em diferentes localidades, até mesmo em outros países. São conhecidos como projetos globais de desenvolvimento de software, do inglês global software development (GSD).

Algumas características e situações dos projetos GSD podem ser observadas como dificuldades a serem gerenciadas. Neste estudo elas são denominadas “questões do GSD”. Este trabalho analisa essas questões e apresenta recomendações para o planejamento de um projeto GSD, com base nos processos do grupo de planejamento descritos no guia PMBOK.

A metodologia adotada neste estudo compreende a revisão bibliográfica com base em levantamento de fontes acadêmicas e empresariais, e coleta de dados de campo para trazer a teoria para a realidade concreta das experiências e vivências do dia a dia e verificar a aderência das recomendações aos processos de planejamento de um projeto GSD.

desenvolvimento de software

Gerenciamento de Projetos