Data de Apresentação:30/03/2023 Autor: Alex Nakauti Kiyomoto

Profa. Dra. Silvia Pierre Irazusta - CEETEPS

Prof. Dr. Eduardo Tavares Galvani - HÖGANÄS BRASIL LTDA

Prof. Dr. Fabrício José Piacente - CEETEPS

NAKAUTI KIYOMOTO, A. Diagnóstico ambiental de um processo produtivo de reaproveitamento de sucata metálica: proposta de um sistema para recuperação de água. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023.

Em que pese o tamanho e a importância que o setor metalúrgico representa na economia do país, a  literatura atual é escassa no que diz respeito à caracterização e o diagnóstico ambiental de empresas do setor metalúrgico, de modo especial a metalurgia do pó que constitui um braço forte do setor, principalmente pela sua aderência a alguns dos pilares da economia circular, como o reuso, remanufatura e reciclagem e a simbiose industrial, por ser um processo intermediário entre diferentes sistemas produtivos. Assim, o objetivo deste estudo foi realizar uma avaliação desse processo produtivo por meio da aplicação de uma ferramenta de diagnóstico ambiental e, a partir desta análise propor possíveis soluções ambientais. A partir da aplicação de uma ferramenta de diagnóstico ambiental, estabeleceu-se pontos fortes e fragilidades do processo, com proposta de ações de melhoria. A metodologia usada foi aplicação do SBP, um anagrama composto pelos sobrenomes dos idealizadores, que avalia o desempenho ambiental por meio de indicadores que respondem às grandes áreas denominadas construtos, cujo resultado das avaliações parciais ocorre em escala de julgamento. O uso de escalas de julgamento é subjetivo na medida em que se detecta a percepção ambiental dos colaboradores, porém tem a vantagem de ser mais viável economicamente quando comparada a uma análise em campo. Diversos conceitos sustentáveis devem ser incorporados no desenvolvimento deste produto, considerando-se fatores como consumo energético, tipo de energia, recursos hídricos e resíduos produzidos. A metodologia SBP mostrou-se eficiente e de baixo custo ao apontar, por meio de indicadores, a ordem de urgência e prioridade nas ações da empresa, bem como permite identificar as oportunidades de melhoria ao longo do processo. Na avaliação geral, a empresa apresentou bons resultados e o construto com maior fragilidade foi o de recursos hídricos, onde se observou a necessidade de maior preocupação e urgência para que a medidas prioritárias sejam implementadas, com intuito de melhorar o seu processo e evitar desperdícios de água.  Como proposta para recuperação de água no processo, apresenta-se aqui, um protótipo de sistema para recuperação do vapor de água, propiciando o reuso e a recuperação de 90% do volume de água perdida na forma de vapor, o que representa trinta e nove metros cúbicos de água liquida em quarenta e cinco minutos de uma batelada, durante 18 horas por dia em 24 dias.

SBP. diagnóstico ambiental. metalurgia do pó. sistemas produtivos. recuperação de água