EDUCAÇÃO CORPORATIVA A DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE MATERIAIS INSTRUCIONAIS PARA UMA MICROEMPRESA CONTÁBIL

Data de Apresentação:30/07/2021 Autor: André de Freitas David
Formação do Formador
Profa. Dra. Celi Langhi

Profa. Dra. Celi Langhi - CEETEPS

Prof. Dr. Ruhena Kelber Abrão Ferreira - UFT

Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo - CEETEPS

DAVID, A. F. Educação corporativa a distância: um estudo sobre materiais instrucionais para uma microempresa contábil. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021.

Com o aumento da demanda por mão de obra qualificada, é importante compreender o papel da educação corporativa, bem como quais estratégias e práticas podem ser adotadas para que os colaboradores se tornem cada vez mais preparados para desenvolverem seus trabalhos. As corporações buscam promover programas de capacitação tendo em vista as diferentes modalidades de ensino e os impactos que cada uma delas representa para a educação corporativa. Pensando em formas de tornar o processo de aprendizagem significativo, foi estudado como implementar um curso de capacitação desenvolvido com base na teoria da aprendizagem significativa na modalidade a distância para os colaboradores de uma microempresa. O objetivo geral dessa pesquisa é identificar, a partir da oferta de estratégias oferecidas pela educação corporativa, quais podem ser utilizadas para promover a aprendizagem dos profissionais de uma microempresa de contabilidade situada na cidade de São Paulo. Quanto à sua natureza foi desenvolvida uma pesquisa aplicada, com objetivo exploratório e abordagem mista. O procedimento para a coleta de dados foi uma pesquisa do tipo Survey, e o método para a coleta de dados foi a aplicação de questionários. Para tanto, foi elaborado e realizado um curso de capacitação junto aos colaboradores de uma microempresa contábil. Após a realização do curso foi possível observar melhora nos resultados obtidos pelos colaboradores em um teste com questões abordadas no curso. O trabalho conclui que o curso desempenhou papel relevante nos resultados obtidos pelos colaboradores, sendo mais significativo para aqueles com menor grau de instrução. Como produto desta dissertação foi gerado um curso de capacitação, elaborado a partir das necessidades identificadas junto aos gestores da empresa.

Educação Profissional

Educação Corporativa