EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO AMBIENTE MILITAR: PRÁTICAS NO CONTEXTO DE UMA SUBDIVISÃO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA

Data de Apresentação:11/03/2022 Autor: Denilson de Sousa Cordeiro
Formação do Formador
Profa. Dra. Celi Langhi

Profa. Dra. Celi Langhi - CEETEPS

Prof. Dr. Oduvaldo Vendrametto - UNIP

Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo - CEETEPS

CORDEIRO, D. S. Educação corporativa no ambiente militar: práticas no contexto de uma subdivisão da Força Aérea Brasileira. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.

Profissionais podem se submeter a práticas de educação corporativa no contexto das organizações onde atuam, o que ocorre em organizações privadas ou públicas e, dentre estas, em organizações militares. O objetivo deste trabalho foi analisar se as práticas de educação corporativa da Subdivisão de Aeródromos (DO-AGA) estão alinhadas ao planejamento estratégico do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), organização militar da Força Aérea Brasileira (FAB). Isto contribuiu para uma compreensão mais ampla de como as práticas de educação corporativa no âmbito das Forças Armadas possibilitam o desenvolvimento dos profissionais, com oportunidades para aquisição de competências profissionais, pessoais e sociais, alinhadas às competências organizacionais. A revisão da literaturadeste estudo reuniu trabalhos de autores sobre educação corporativa, avaliação e andragogia. Acerca dos procedimentos metodológicos da pesquisa, foi realizado um estudo exploratório com abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso, com fontes obtidas a partir de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Os resultados confirmam a existência de objetivos e metas estratégicos por parte da organização militar e de práticas de educação corporativa na subdivisão em questão. Conclui-se que as práticas de educação corporativa na DO-AGA estão alinhadas ao planejamento estratégico do CRCEA-SE. A pesquisa foi realizada na área de concentração Estudo e Trabalho, dentro da linha de pesquisa Formação do Formador e com foco no tema Aprendizagem Organizacional e Educação Corporativa. O produto final da pesquisa é um documento de referência para a elaboração de planejamento estratégico nas organizações com foco em Gestão do Conhecimento, Memória Organizacional, Competências Pessoais, Capital Intelectual e Capital Humano.

Educação Profissional

Educação Corporativa