EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: INCLUSÃO DO EGRESSO NO MERCADO DE TRABALHO

Profa. Dra. Senira Anie Ferraz Fernandez

Prof. Dr. Antonio Vico Mañas

Prof. Dr. Carlos Vital Giordano

SOUZA, C. A. Educação Profissional e Tecnológica: inclusão do egresso no mercado de trabalho. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.

O interesse da sociedade se eleva pela Educação Profissional e Tecnológica – EPT, e seu valor no mercado de trabalho se intensifica. Em 2019 a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica completou 110 anos, porém o egresso Tecnólogo continua aguardando a regulamentação de sua profissão, tendo como guia apenas o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia – CNCST. O presente trabalho objetiva, por meio da exploração teórica da Educação Profissional e levantamento de dados empíricos, examinar a inclusão efetiva do egresso Tecnólogo dos cursos analisados no mercado de trabalho. Em vista disso, surge a questão de pesquisa: O egresso dos cursos de Educação Profissional e Tecnológica selecionados apresenta condições favoráveis de inserção no mercado de trabalho? A hipótese foi de que a inserção do egresso Tecnólogo no mercado está abaixo do seu potencial pretendido. Como metodologia utilizou-se questionário aplicado aos egressos de três cursos tecnológicos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Logística e Gestão Empresarial de Instituição de Ensino Superior. O enfoque da pesquisa foi misto, com alcance descritivo, exploratório e correlacional. A amostragem não probabilística contou com população de 947 egressos. Para o tratamento dos dados utilizaram-se análises textuais e análises de dados, com auxílio dos aplicativos MS Excel®, MS Access® e IBM SPSS®. Considera-se que os cursos tecnológicos pesquisados mostram condições favoráveis para a inserção durante e após a sua conclusão, influenciando afirmativamente na empregabilidade do Tecnólogo.

Educação Profissional e Tecnológica

Mercado de Trabalho